26 setembro 2011

Corgo da Régua Tinto Douro DOC 2007



Esse vinho é produzido no Douro pela Quinta do Judeu, que recentemente teve seu top de linha recebendo a nota 96 da revista Vinho Magazine, numa prova às cegas de 180 vinhos portugueses. 

Esse Corgo da Régua é o vinho mais modesto da vinícola, um corte de 10% de Touriga Nacional, 20% de Touriga Franca, 35% de Tinta Roriz e 35% de Tinta Barroca. As uvas sãopisadas por homens em lagares tradicionais de granito, opção bem tradicional da vinícola, tem 13% de álcool e parece não ter passagem por barricas. 

Ao comprá-lo por R$ 48, esperava um vinho bem feito como a maioria dos vinhos dessa região e nessa faixa de preços. Mas ele tem uma característica que me agradou bastante: a acidez. Pessoalmente gosto muito de vinhos com essa característica mais presente, porque permitem um leque maior de harmonizações. Poderia até dizer que esse é um coringa à mesa, sendo companhia ideal para carnes vermelhas, massas e mesmo carnes brancas menos condimentadas.
Um vinho de coloração rubi. Aromas em boa intensidade, frutos vermelhos maduros, nuances florais e leve pimenta. Na boca é leve, com taninos finos e acidez marcante. Presença de frutos delicados como framboesas aparecem em boca e no retrogosto. Final longo. Vinho pronto para consumo ou para guardar por mais um ano. Mas eu beberia agora!

Saúde a todos!
.
.
.

2 comentários:

Tiago disse...

Gil, gostaria de parabenizá-lo pela qualidade das fotos que colocas no site. Aliás, sempre tive curiosidade de perguntar: é você mesmo que tira as fotos dos vinhos? Utiliza alguma técnica ou software para editar as imagens?
Um abraço e saúde!
Tiago Bulla
[www.universodosvinhos.wordpress.com]

Vinho para Todos disse...

Tiago, eu mesmo tiro as fotos. Faço questão desse detalhe. Nos últimos tempos uso apenas o iPhone e aplico os filtros do Instagram, um aplicativo bem bacana.

Saúde!

Gil Mesquita
Www.vinhoparatodos.com