28 setembro 2011

Robert Mondavi Fumé Blanc 2007



Roberto Mondavi é um dos mais importantes nomes do vinho no Novo Mundo. Tem papel fundamental no crescimento da indústria vinícola dos Estados Unidos. Foi ele o "criador" do Fumé Blanc (1966) quando pensou em diferenciar seu SB do estilo mais seco então produzido. O resultado é um vinho com notas amadeiradas muito presentes, sedoso, complexo, diferente da maioria dos SB que privilegiam o frescor da fruta.  

Esse vinho é produzido no Napa Valley, na Califórnia. É rotulado como varietal, mas tem 91% de Sauvignon Blanc e 9% de Semillon, com 14,5% de álcool. Visando dar aromas e textura diferente ao vinho, 60% do mosto é fermentado em barricas francesas e depois há amadurecimendo por 4 meses sobre as próprias borras da fermentação (sur lie).

Na taça coloração amarelo palha, aromas em boa intensidade, frutos cítricos, flores, algo mineral e expressão da madeira também presente. Diferente no nariz que os SB do novo mundo a que estamos acostumados, embora seja reconhecível sua tipicidade. Na boca é intenso, untuoso, madeira presente mas com o frescor da fruta também presente, com boa acidez. Final longo, marcado por notas amanteigadas, fumaça e leve cítrico. 

Talvez por ser um vinho branco de 2007 já tenha passado seu auge, mas ainda é muito bom, com vocação gastronômica. 

Esse foi um presente da minha esposa, mas pode ser encontrado no mercado na faixa dos R$ 140-150. 

Saúde a todos! 





Nenhum comentário: