21 setembro 2011

Villa Francioni Francesco 2005


Ainda não havia bebido um vinho da Villa Francioni com atenção merecida. Nunca pude tomar notas. Mas em nossa viagem a Natal escolhemos jantar no restaurante Manary, que está dentro de um hotel na praia da Ponta Negra, lugar mais movimentado da cidade. 

Certamente foi o ambiente mais aconchegante que conhecemos nessa viagem. A carta de vinhos não é extensa, mas a cozinha e o bom atendimento compensam isso. No jantar é acolhedor, no almoço é alegre. Recomendadíssimo!.

O vinho é produzido em São Joaquim, na Serra Catarinense. É um corte de Merlot (38%), Cabernet Sauvignon (31%), Cabernet Franc (13%), Malbec (12%) e Syrah (6%). Passagem de 11 meses por barricas francesas. Vendido na faixa dos R$ 60.

Na taça coloração rubi, lacrimoso. Bons aromas, leve herbáceo, frutos silvestres, especiarias, leve tostado e chocolate. Na boca tem corpo mediano, com taninos finos, mas revelando potencial para guarda. Acidez marcante. Sensações aromáticas se repetiram no exame gustativo. Amargor discretíssimo, sem ser defeito. Bom conjunto, gastronômico, que chama para a próxima taça, característica que valorizo muito num vinho. Final persistente, chocolate amargo, tabaco e muita fruta. Vinho que está em plena forma.

Saúde a todos!




3 comentários:

Vinho para Todos disse...

Interessante observar que esse vinho, embora seja elaborado em outra região (Serra Catarinense) tem tipicidade que lembra os vinhos gaúchos, ou melhor, vinhos BRASILEIROS.

Será o estilo da vinificação? Serão as preferências dos enólogos? Ainda vou descobrir... pelo menos vou tentar.

Saúde a todos!

VPT

Tiago disse...

Grande Gil, mais um post muito interessante. Bom saber que existe vinhos com bom potencial além da serra gaúcha.
Saúde!
Tiago

vmx desde puerto rico disse...

Legal achar isso aqui...estava buscando avaliações do 2006 e vejo que a coisa é parecida. Problema, paguei R$92 em um restaurante em Penedo-RJ...comprei pelo interesse que tenho pela vinícola (baseado no excelente Chardonnay que não se acha mais...e no bom Joaquim)...vinho interessante, melhor ainda no preço que você conseguiu!