17 outubro 2011

Carte Turquoise Crémant de Loire AOC Brut




Se você quer conhecer os espumantes da França, que obviamente não vive só de Champagne, deve visitar o blog do amigo Beto Duarte, o Papo de Vinho, que publicou 19 pequenos textos sobre o assunto.

Para facilitar meu trabalho, retiro de lá uma descrição sobre a AOC Crémant de Loire, de onde vem esse espumante elaborado pela Domaine des Baumard

"(...) foi criada em 1975. A Appellation engloba as appellations de Anjou, Saumur e Touraine, mas é em Saumur que estes espumantes são mais produzidos. Existe uma grande variação de solos, climas e variedades. O Crémant de Loire pode ser elaborado com Chenin, Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Pineau d’Aunis e Menu Pineau. Existem quase 600 produtores. São produzidos os espumantes Brut, demi-sec, e Rosé. Os espumantes são elaborados pelo método tradicional (Champenoise). São elegantes e complexos."

Comprei esse Crémant movido pela curiosidade de experimentar algo fora da região de Champagne a um preço mais acessível. Paguei R$ 85 pela garrafa e gostei do resultado.

Interessante saber que é um espumante elaborado com Chenin Blanc, Cabernet Franc e Chardonnay, um corte que eu ainda desconhecia. A fermentação (prise de mousse) é de 18 meses, no mínimo, em garrafa (método Champenoise). Tem coloração amarelo palha, perlage elegante. Aromas maduros, fortes notas de fermentação, ferrugem, frutos brancos. Na boca tem bom corpo, boa acidez e refrescância. Frutos brancos bem presentes. Equilibrado. Final de boa persistência.

Espumante de estilo mais maduro por conta do período de fermentação, mas não é pesado. Vai bem com entradas mais leves, mas pode acompanhar pratos principais não muito pesados. A combinação entre Chenin Blanc e Cabernet Franc lhe confere aromas e sabores distintos daqueles a que estamos mais acostumados (Chardonnay + Pinot Noir).

Vale experimentar. Saúde a todos!


Nenhum comentário: