10 outubro 2011

Dufouleur Frères Pouilly-Fuissé AOC 2009



Aprendi sobre os vinhos de Pouilly-Fuissé com minha esposa, que os conheceu quando fez os cursos da WSET. São vinhos elaborados com Chardonnay na Borgonha, mais precisamente na região de Mâconnais, sendo Pouilly-Fuissé uma área em torno de quatro pequenos povoados: Vergisson, Solutré-Pouilly, Fuissé e Chaintré. Nessa região não há Grand Crus ou Premier Crus, por isso o vinho agora comentado é rotulado como Grand Vin Bourgogne.

Esse vinho é produzido pela Dufouleur Frères, sediada em Nuits-Saint-Georges, começou sua história como produtor no início do Século XX e tem vinhos de muitas localidades da Borgonha. Vale uma visita ao site. 

O produtor indica que esse chardonnay é um excelente exemplar de "introdução ao terroir da Borgonha". É verdade. Como não tem passagem por madeira, mas é envelhecido de 6 a 10 meses em cubas de aço inoxidável, mantem frescor da fruta, mas com alguma complexidade.

Os aromas são predominantemente frutados, mas com grande expressão mineral, provavelmente em virtude das características do solo calcário. Final mediano, preservando fruta e notas minerais. Com 13% de álcool é um vinho "didático", muito bem feito, mas não é excepcional.   


Nenhum comentário: