21 outubro 2011

Maison Forgeot Père & Fils Pouilly-Fuissé AOC 2008



Comprei esse vinho a US$ 22 no free shop. Não sei quanto custa ou custaria no Brasil, mas seu importador vende um Chablis a R$ 85 no site. Talvez este Pouilly-Fuissé esteja numa faixa provável de até $100. Há algum tempo publiquei outro vinho dessa região e lá há algumas informações importantes (relembre).

Não encontrei o site do produtor, a Maison Père et Fils, mas sei que é sediada na comuna de Beaune, na Côte-D'Or (Borgonha) e, ao que parece, foi constituída como sociedade empresarial em 1954.

O vinho é excelente, tem coloração amarelo com nuances esverdeados. Lacrimoso (13,5% de álcool). Intensos aromas, com notas cítricas, maracujá e leve defumado. Na boca é refrescante, acidez marcante, lembrança de frutos tropicais, amanteigado elegante, boa citricidade, lima, algo vegetal (grama). 

Um Chardonnay um tanto diferente, mais cítrico e vegetal do que a maioria que experimentamos, mesmo dessa região. Final longo, com muita fruta, bem acompanhada de elegante tostado. Boa complexidade, excelente equilíbrio e boa vocação gastronômica. Vinho sem defeitos e com muito a "ensinar" sobre as características da região.

Vale muito conhecer esse vinho. 

Saúde a todos! 



Nenhum comentário: