07 outubro 2011

Oyster Bay Sauvignon Blanc 2010


Comprei esse vinho no free shop pagando US$ 20. É produzido pela Oyster Bay, uma vinícola jovem da Nova Zelândia. Em 1991 seu Sauvignon Blanc ganhou o prêmio de melhor vinho dessa cepa no 22º International Wine & Spirit Competition, em Londres. 

A vinícola também produz Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e dois espumantes, um brut (100% Chardonnay) e outro rosé (com Chardonnay e Pinot Noir). Os vinhedos estão em duas regiões do país: alguns na Ilha do Norte, na região de Hawke's Bay e outros, de onde vêm as uvas desse vinho, na Ilha do Sul, na região de Marlborough. 

Essa última região tem um dos climas mais secos e ensolarados da Nova Zelândia, com noites frias e amplitude térmica em torno dos 10ºC, permitindo condições ideais de maturação das uvas por um longo período que se estende de outubro até a colheita, em abril. 

O vinho foi degustado no dia 15 de agosto. Apresentou coloração amarelo palha. Ótimos aromas, boa tipicidade, algo vegetal, aspargos e mineralidade marcante. Na boca é intenso, cítrico, limão, acidez marcante, repetindo mineral também. Final de médio a longo, marcado pelo cítrico (limão) ,vegetais e mineralidade. Equilibrado, complexo, com álcool em boa dose (13%). Intenso em aromas e sabores. Boa tipicidade. Acidez refrescante, servindo como aperitivo ou para acompanhar comida. Nesse dia acompanhou muito bem a salada. 

Saúde a todos! 

Nenhum comentário: