30 novembro 2011

A elegância do Salton Talento 2006


Esse tinto é um dos vinhos top da centenária Vinícola Salton, um corte de Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%), com passagem por barricas novas de carvalho francês (média tostagem) e mais um ano em cave para amadurecimento.

Gosto muito da ideia dos cortes representarem o que a vinícola tem de melhor. Sei que em termos de mercado brasileiro isso ainda pode ser um risco, já que a maioria dos consumidores ainda prefere os varietais. Mas já existe uma quantidade boa de apreciadores que conhece as vantagens obtidas na elaboração de assemblages. 

Já comentei a safra 2004 desse vinho aqui (relembre) e a elegância continua, embora aquela safra tenha sido melhor para os vinhedos, ao que me parece.  Tinha maior capacidade de guarda que esse 2006.

Deixei o vinho por uns 40 minutos no decanter para uma aerada necessária em vinhos como esse. Na taça tem coloração rubi. Aromas intensos, madeira muito presente de início, frutos maduros (ameixa) em segundo plano.

Na boca tem corpo mediano, menos do que esperado para um vinho com percentual tão alto de Cabernet Sauvignon. Os taninos são macios e a acidez mediana. Final de médio a longo, com madeira e fruta melhor integrados que no início da degustação. A madeira está bem presente, mais do que eu gostaria. Mas isso é uma questão de gosto, não um defeito. Esse vinho tem essa característica em todas as safras que experimentei. 

Me parece muito pronto para consumo agora. Fácil de beber, sem arestas. 

É vendido no site da vinícola a R$60.

Foi muito bem com o prato feito pela Érika, um pernil suíno com abacaxi e cogumelos shiitake e shimeji, cuja receita será publicada ainda hoje. Mas acompanhará bem pratos à base de carne vermelha.   

Saúde a todos!


Um comentário:

Tiago disse...

Gil, legal vc comentar este vinho
Estou com ele na minha adega e devo abri-lo daqui a alguns dias. Desta vez, fiz questão de não ler seu post - vou primeiro degustá-lo, publicar meu post, e depois verei como me saí (aos poucos vou aprendendo rsrs...)
Saúde!
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.wordpress.com