16 novembro 2011

Entre, por favor. Seja bem-vindo!


Receber bem é uma arte. Acho que isso pode ser um dom ou talvez seja  genético. Minha mãe sempre foi minha inspiração. Apesar de não gostar de cozinhar, sempre soube receber como ninguém. Na infância, me lembro bem: todos os tios, primos, queriam se hospedar em nossa casa. Camas arrumadas impecavelmente, toalhas limpas e com cheirinho de amaciante nos banheiros, café da manhã de rei (ou melhor, rainha). É assim que considero a minha mama, a rainha do bem receber.

Aqui em casa procuro fazer sempre o melhor quando vamos receber os amigos. Era assim também no meu trabalho. Eventos me comovem e realizá-los da maneira mais aconchegante possível é um grande prazer pra mim.

Tenho pesquisado muito e acredito que minha formação como Nutricionista colabora muito com meus esforços em querer saber mais sobre o assunto: gastronomia, harmonizações e receber com arte.


Dia desses fizemos um jantarzinho aqui em casa. Gostaríamos de ter todos reunidos, mas moramos em lugar que não dá para receber muitos. Então, chamamos poucos amigos de cada vez.

Nessa noite escolhemos três vinhos brasileiros, um espumante Guatambu, um branco Casa Valduga e um tinto Salton.

Fiz uma entrada para acompanhar o espumante que foi publicado hoje mais cedo no blog: salmão em cama de tomate e queijo grana.

Sempre presto bastante atenção aos pratos que como em restaurantes, gosto de bons e diferentes lugares e reproduzo aqueles pratos mais interessantes. Essa receita é uma reprodução, mas nunca faço igual e dou sempre os meus toques, mudo os ingredientes, aprimorando o que já conheço.

Para esta receita. Ingredientes. 

- Tomates grandes (tomatão)
- Salmão em fatias
- Queijo Grana Padano (em lascas)
- Azeite de boa qualidade
- Cebola roxa
- Alcaparras
- Pimenta dedo de moça
- Alcaparrone (para decorar)

Modo de preparo:

Tire o fundo do tomate para que fique plano e corte em fatias grossas, de mais ou menos 1,5 cm. Coloque o tomate nos pratos em que pretende servir e cubra com generosas fatias de Grana Padano.

Em cima do queijo, coloque as fatias do salmão e novamente espalhe queijo, agora ralado fino. Decore com cebola roxa fatiada, mas se não tiver pode ser branca. Salpique as alcaparras e a pimenta dedo de moça. Assim que for servir, coloque um fio de azeite e moa a pimenta do reino. Decore com um alcaparrone e folhas de manjericão fresco.

Metendo a colher:

- Eu prefiro usar tomates mais verdes, pois são mais refrescantes e crocantes.

- O queijo usado na receita que eu conheci é a mussarela de búfala, mas você pode pôr a criatividade em ação e usar queijo minas frescal, maasdam etc.  

- Nao só o salmão pode ser usado, mas também o Haddock em fatias ou também carpaccio de filé mignon.

- Acho que esta entrada é ótima para acompanhar espumantes ou Sauvignon Blanc, naqueles dias quentes do nosso cerradão. Por ter ingredientes ácidos, dá pra usar a clássica harmonização ácido + ácido.

- Já fiz várias versões dessa receita. O tomate serve de cama para coberturas diferentes. Use a criatividade e aproveite o que tem na sua geladeira.


Na próxima sexta-feira vou publicar a receita que acompanhou o vinho branco da Casa Valduga.

Bom apetite!

Érika Mesquita
www.correiodeuberlandia.com.br/bemvinho

3 comentários:

Anônimo disse...

Érica,
adorei a dica.
receita simples, barata e vai agradar meus convidados.
obrigada.

Renata Peixoto

Eliandro disse...

Caros Erika e Gil,

Venho acompanhando vosso blog a algum tempo, e realmente me indentifico muito.
Moramos em Ribeirao Preto, mas sou natural de Bento Gonçalves.
Parabens e continuamos apreciando vossas indicações.

Abs

Eliandro Viviane

Eliandro disse...

Caros Erika e Gil,

Apreciamos seu blog a algum tempo, moramos em Ribeirao Preto mas somos naturais de Bento Gonçalves.

Parabens e seguimos apreciando.

Abs

Eliandro/Viviane