25 novembro 2011

Espumante francês fora de Champagne: Cuvée Sylvain Domanie du Rin du Bois Touraine AOC


Comprei esse espumante no stand da Cave Jado, no Encontro de Vinhos em Ribeirão Preto, em outubro. Na verdade fui à procura de um Champagne que eles vendiam a um preço acessível, mas que está esgotado. Então, comprei esse cremant elaborado pelo Domaine du Rin du Bois, na região do Loire (AOC Touraine).  É uma vinícola pequena, fundada em 1969 e conta hoje com 20 hectares de vinhedos.

É elaborado com Chardonnay e Chenin Blanc (50/50), pelo método tradicional, com autólise de leveduras de 6 a 12 meses. Pela garrafa paguei R$ 75. Pra quem gosta de colecionar as tampinhas de metal dos espumantes, esse é um dos mais bonitos que conheço.


Na taça coloração amarelo palha. Perlage fina e intensa. Aromas elegantes e delicados, lembrança de frutos brancos, flores brancas e discreto tostado. Na boca é cremoso, com acidez em boa conta, fruta muito presente, amêndoas, fermento e uma intrigante lembrança de groselha ou framboesa. Final longo, repetindo boca. 

Ponto alto para a cremosidade, elegância e delicadeza do espumante. Vale o que custa, embora alguns produtos brasileiros possam batê-lo em qualidade, com preços menores. Mas vale a experiência de provar um bom espumante francês fora da região de Champagne.  

Saúde a todos!    




Nenhum comentário: