21 novembro 2011

Finalmente um vinho austríaco por aqui: Grüner Veltliner Berg Vogelsang 2009


Esse é o primeiro vinho austríaco postado aqui no blog. Um ótimo vinho, embora o preço não seja tão atrativo como vinho para o cotidiano (faixa dos R$ 95-100), mas vale a pena ser degustado numa ocasião especial ou para presentear alguém que goste dos vinhos brancos.

O produtor é Weingut Bründlmayer, na região de Kamptal (Baixa Áustria). A variedade é a local Grüner Veltliner, que serve tanto à elaboração de vinhos secos como doces.

Essa variedade gera um costume interessante entre os austríacos, o de harmonizar vinho branco com caças, carnes bovinas, suínas e aves, ao contrário do que fazemos no Brasil. Lá, uma harmonização comum é com o prato nacional, Wiener schnitzel: costeletas de vitela envoltas em farinha de pão fritas rapidamente em banha até ficarem douradas.

Mas vamos ao vinho: na taça apresentou coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Ótimos aromas, algo cítrico, mineral, evidência floral também presente. Boa complexidade no nariz. Em boca tem bom corpo, é seco (mesmo!), com mineralidade tomando conta. Acidez marcante, sem as notas adocicadas a que estamos acostumados na América do Sul. Vinho "sério". 

Final de médio a longo, marcado por leve álcool (apesar de apenas 12,5% de teor). Também apareceram notas minerais em destaque e perfumes florais. Ótima capacidade para acompanhar comidas, mesmo mais potentes e condimentadas.
Segundo a vinícola, tem potencial de guarda para 10 anos, mas está num ótimo momento. Talvez ganhe ainda mais complexidade com alguns anos de guarda.

Saúde a todos!


4 comentários:

Evelyn disse...

Quanta coincidência!! Estou com meu post prontinho sobre esse rótulo que eu adoro!!! Embora vc tenha acertado quando diz que não se trata de um preço atrativo!!
Belo post
Beijo
Evelyn

Vinho para Todos disse...

Evelyn,

que coincidência boa.

Vou esperar pelo seu post pra ver se nossas impressões foram parecidas.

Obrigado pelo comentário.

Saúde.

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Anônimo disse...

Nossa, que coisa absurda. vitela é tortura animal. imaginem carne de crianças de 3 anos envoltas em farinha de pão e fritas em banha até dourar? Lamentável esses povos que praticam tais crueldades com os animais, que não têm muitas leis a seu favor.

Anônimo disse...

Felizmente não se come crianças em nenhum país do mundo.. que se tenha conhecimento.. que comparação absurda...e descabível...Deve-se respeitar os costumes das pessoas.. diga-se de passagem que tais costumes não são tidos como crime, como o de comer carne.