04 novembro 2011

O excelente Casa Marin Cipreses Vineyard Sauvignon Blanc 2009


No dia 1º de outubro bebemos esse excepcional Sauvignon Blanc que compramos no Chile, em janeiro, no varejo da Casa Marin. Não me lembro quanto paguei, mas certamente foi bem mais acessível que os R$ 130-140 cobrados no mercado brasileiro. 

Um vinho produzido na localidade de Lo Abarca, no Vale de San Antonio, onde está sediada a vinícola. Recebeu prêmios importantes pelo mundo e notas altas de grandes críticos, como Robert Parker, e guias, como o chileno Descorchados. 

Mas sua fama é merecida, um grande Sauvignon Blanc chileno, de coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. No nariz tem aromas intensos, mineralidade típica da região em que é produzido, muita fruta, maracujá, grama cortada e a lembrança de aspargos também. Muito típico. Parece não ter passado por madeira. 

Na boca a intensidade se repete, com bom corpo, equilíbrio, boa complexidade e grande frescor dado pela acidez. Presença cítrica e floral em boca, que não havia percebido no olfato. Final longo, repetindo as sensações olfativas. Vinho versátil nas harmonizações, podendo acompanhar desde as entradas (saladas e caldos) até pratos principais à base de frutos do mar. Álcool a 13,5%. 

Nesse dia a Érika fez um caldo de mandioquinha que caiu muito bem como entrada e harmonizou perfeitamente com o vinho. A receita será publicada logo mais.  

Saúde a todos!



3 comentários:

Eugênio Oliveira disse...

Esse vinho é com certeza um dos melhores brancos do Chile, talvez o melhor. Pena custar tão caro por aqui e só ser encontrado "de vez em quando no site da Vinea"
Também postei sobre ele dê uma olhada:
http://www.decantandoavida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=460%3Acasa-marin-cipreses-2008&catid=1%3Aartigos-posts&Itemid=1


Abraço,

Eugênio

Vinho para Todos disse...

Eugênio,

é um vinho e tanto, pena que o preço não ajude muito.

Não me lembro ao certo, mas também não paguei muito barato no Chile. Acho que foram 24 pesos, ou seja, na casa dos R$90. Mesmo lá é caro.

Obrigado pelo visita e pelo comentário.

Saúde.

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Anônimo disse...

um vinhaço!
pena que o preço não colabore.