09 novembro 2011

Surpreenda-se com o San Biagio Lisini Rosso Toscano IGT 2007


Comprei esse vinho pagando R$ 68 pela garrafa. A compra foi feita quando procurava um supertoscano para comentar para a Confraria Brasileira de Enoblogs.  Esse não se enquadrava, mas fiquei curioso por ser elaborado com uvas 100% Sangiovese Grosso, a mesma utilizada para os famosos e caros Brunello de Montalcino.

O produtor é a Azienda Agraria Lisini, está situada na comuna de Montalcino e possui 154 hectares, mas seus vinhedos ocupam menos de 15% dessa superfície. A história da vinícola remonta ao ano 1846 e vale ser conhecida (clique aqui). A vinícola produz Brunello e Rosso di Montalcino, mas esse é um vinho mais simples, rotulado como IGT (Indicazione Geografica Típica).    

Vinho de coloração rubi, translúcido e lacrimoso.  Aromas intensos, frutos vermelhos, ameixa, amoras, algo de especiarias. Na boca tem personalidade, complexidade e equilíbrio. De corpo médio, apresentou boa fruta, café, chocolate e tabaco. Taninos finos e acidez equilibrada. Final longo, com boa complexidade. Vinho sem defeitos, gastronômico, pronto para ser bebido agora ou daqui a 2 anos. Evolui bastante em taça, com boa variação de aromas. 

Surpreendente compra a R$ 68, o que influcenciou bastante em sua avaliação.

No site do importador são sugeridas as seguintes harmonizações: carnes de caça, grelhados, massa com molhos cremosos e untuosos e queijos de consistencia dura, como o granapadano. 

Mas na noite em que bebemos esse vinho aqui em casa, a Érika fez um Minestrone, cuja receita será publicada amanhã. Foi uma combinação muito boa, apesar da desconfiança inicial de harmonizar líquido com líquido.

Saúde a todos!





4 comentários:

Anônimo disse...

Caro VPT,
não fico muito surpreso com um vinho da Toscana 100% Sangiovese Grosso. Esses vinhos em qualquer faixa de preços são normalmente interessantes.
Pena que no site da Wine ele já esteja esgotado.
Abs,
Fernando Campos
Guarapari-ES

Fred disse...

Eu consegui comprar ele hoje, não estava esgotado...fiquei curioso!

Fred disse...

Consegui comprar ele no Site hoje, não estava esgotado! Estou ansioso!

Gil Mesquita disse...

Fred, tomara que goste do vinho.

Assim que beber, mande as suas impressões aqui pro blog.

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com