14 dezembro 2011

Boa surpresa de Encruzilhada do Sul: Alto das Figueiras Merlot 2009



Esse Merlot é produzido pela Bodega Copetti e Czarnobay, casa fundada em 2003 em Encruzilhada do Sul, região da Serra do Sudeste. Foi a primeira vinícola a ter a própria cantina na região, já que outros produtores como Casa Valduga e Angheben vinificam no Vale dos Vinhedos.


Vinho de coloração rubi, muito lacrimoso. Aromas em boa intensidade, frutos vermelhos, framboesa, ameixa, boa presença da madeira (baunilha), chocolate e café. Na boca as sensações aromáticas se confirmaram. Tem corpo médio, com taninos vivos, acidez equilibrada e álcool sem aparecer (13% de teor).

Final mediano, com fruta presente, mas a boca fica seca em razão da carga de taninos, indicando que o vinho pode acompanhar pratos mais estruturados, especialmente as carnes vermelhas. Palato marcado também por leve tostado.

Pode ser consumido agora ou daqui a 2-3 anos sem nenhum receio. Tem estrutura que lhe garante vida pela frente. 50% do vinho passaram por barricas francesas de segundo uso pelo período de 12 meses.

Foram feitas apenas 2.000 garrafas. Abri a de nº 0503. 

É uma boa compra, pois é encontrado no mercado na casa dos R$30-32.  

Saúde a todos!





Um comentário:

Universo dos Vinhos disse...

Gil, obrigado pelo comentário sobre o espumante da Copetti lá no blog (devido a um engano meu, só li agora o comentário).
Vou provar este Merlot, parece interessante.
Abraço e saúde!

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com