21 dezembro 2011

Mais uma dica para o fim de ano: Miolo Espumante Cuvée Tradition Rosé (Tiragem 2010)




Abrimos esse espumante no dia 11 de dezembro, quando ainda estávamos decidindo a publicação da CBE. Preferimos indicar o Blush, publicado ontem (relembre), que está numa faixa de preços próxima a esse, também é Champenoise, mas tem mais atributos interessantes. 

Esse é elaborado pela Miolo, a vinícola brasileira mais comentada aqui no blog, com 28 vinhos até o momento. Pertence a uma linha de produtos classificada pela empresa como "premium" e leva no vinho base as uvas Chardonnay e Pinot Noir, do Vale dos Vinhedos. A segunda fermentação ocorre na garrafa (método tradicional) e passa mais 6 meses descansando nas caves da vinícola.   

Pela garrafa pagamos R$36, mas pode ser encontrado em todo o Brasil a partir de R$25, dependendo de quanto o governo de seu Estado quer pôr no bolso. Aqui em Minas a mordida é grande!

Espumante de coloração vermelho claro, parecendo suco de melancia. Perlage em boa intensidade. Espuma rápida. No nariz é simples, com notas de frutos silvestres, especialmente morango. Fermentação sem aparecer. Proposta de espumante refrescante e mais informal.

Na boca a proposta se confirma. Boa cremosidade, repetição dos frutos delicados, acidez equilibrada. Açúcar residual deixando o espumante agradável, sem ser doce. Final mediano, marcado pelo frutado e novamente sem aparecerem as notas de fermentação.

Bem feito. Agradável, mas sem complexidade. Atende a uma proposta de espumante mais festivo, mais alegre e que pode acompanhar pratos mais leves. Pode ser uma boa opção para o fim do ano, especialmente se encontrado a preços mais honestos.

Importante: no rótulo há um selo dizendo "tiragem 2010", significando que o espumante sofreu a degola (dégorgement) nesse ano. Se o espumante não é safrado, como esse, a informação permite saber sua idade e há quanto tempo ele foi colocado no mercado. Isso evita a compra de produtos velhos quando a proposta é que sejam bebidos jovens. 

Saúde a todos!



2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil, como tem passado?
Também provei recentemente este espumante, e acredito que como vc também ti ve a impressão de que "esperava um pouco mais". Mas afinal, tudo é aprendizado, não é mesmo?
Saúde e boas festas!
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Vinho para Todos disse...

Tiago,

talvez o nome do produto, a embalagem bem acabada e a tradição do produtos nos levem a "esperar mais".

mas acredito que essa seja a proposta da Miolo mesmo, um rosé leve e descontraído, apesar de champenoise.

é um BOM espumante, mas nada além disso. Não arrancará suspiros e acredito que a proposta nem seja essa mesmo.

valeu pelo comentário.

um Feliz Natal a você e sua família, na companhia de bons vinhos sempre.

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com