16 dezembro 2011

O vinho branco do último WineBar: Lois Gruner Veltliner 2009


No último dia 5 de dezembro foi realizada mais uma edição do Wine Bar, uma degustação virtual via Facebook que na ocasião teve como tema os vinhos austríacos. De São Paulo, o sommelier Daniel Perches comandou a degustação ao lado da produtora Kathrin Schreiner, da vinícola Sonnenmulde.

O primeiro vinho da noite foi esse branco elaborado com a uva que simboliza a Áustria, a Grüner Veltliner, já apresentada aqui em outra postagem (relembre). É um vinho leve, mas que consegue acompanhar as gordurosas comidas locais. Aqui em casa ficou fantástico com um Linguine com camarões que a Érika fez. 

O produtor é Fred Loimer, uma vinícola jovem que teve a primeira vinificação em 2000. Possui atualmente 69 hectares de vinhedos, sendo 60 deles na região de Kamptal e o restante em Thermenregion. As uvas do vinho degustado vem da primeira região, banhada pelo rio Kamp, cuja capital é Langelois, a maior cidade produtora de vinhos na Áustria. Essa região se destaca pela elaboração de ótimos vinhos brancos feitos com a Grüner Veltliner e com a Riesling. 

A importação para o Brasil é feita pela The Special Wineries e no mercado esse vinho é encontrado a R$ 96. 

Na taça uma coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Boa intensidade aromática, frutos brancos, especialmente maçã verde e notas minerais. Na boca tem bom corpo (considerando ser um vinho branco sem passagem por madeira). No começo da degustação leves “agulhas” apareceram, lembrando um Vinho Verde. Boca repetindo sensações aromáticas, com boa presença mineral.

Final mediano, mas harmônico. Vinho que vai bem como aperitivo, com 11,8% de teor alcoólico, mas que cresceu muito quando passou a acompanhar a massa.

Saúde a todos!   




Nenhum comentário: