Esse é um espumante comemorativo da centenária Vinícola Salton, que tem uma importância notória para o vinho brasileiro. Tem produtos que conseguem atingir a todo tipo de consumidor. Em se tratando de vinhos finos (vitis vinifera), porque os outros eu não conheço, asseguro que não há produto ruim ou mal feito. Não costumo comprar o Salton Classic, mas o consumidor que deseja pagar pouco ou que esteja iniciando no mundo do vinho fará uma boa compra. Todos os vinhos da linha Volpi são muito corretos.
Esse espumante é um Nature, ou seja, após a finalização da segunda fermentação não há adição de açúcares (licor de expedição). Na França esses espumantes também são conhecidos como "pas dosè" (não dosado) ou "dosage zéro" (zero de dosagem).
Foram produzidas 13.000 garrafas e abrimos em casa a de nº 3.578, enviada por ocasião do Wine Bar realizado no dia 24/10, mas que por atraso da transportadora não chegou a tempo.
Espumante de coloração dourado claro e perlage fina. Aromas em boa intensidade, frutos brancos, mel, castanhas e marcante lembrança da fermentação, com os tradicionais aromas de casca de pão. Na boca tem bom volume, acidez equilibrada. É seco, com notas da fermentação se sobrepondo ao frutado. Final longo, maduro, com presença de mel, frutas e casca de pão.
Espumante maduro, gastronômico, seco, que poderá acompanhar pratos de entrada, mas será mais indicado para pratos principais à base de peixe ou frango.
Espumante maduro, gastronômico, seco, que poderá acompanhar pratos de entrada, mas será mais indicado para pratos principais à base de peixe ou frango.
2 comentários:
Gostamos muito desse espumante numa degustação que participamos em Porto Alegre. O preço realmente não é convidativo, mas vale também pela história dessa grande família Salton.
Um brinde!
Lucas e Marcela.
Gil, publiquei agora a pouco minhas impressões sobre este belo espumante.
Estou lendo seu post agora e vejo que tivemos impressões semelhantes - o que valoriza (e muito) meu post.
Achei interessante a referência que fazes com respeito a presença de mel - quando provei não cheguei a sentir, pode ser falta de treino mesmo.
Saúde!
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com
Postar um comentário