11 janeiro 2012

Bom e barato, comprado no supermercado: Gracia de Chile Reserva Sauvignon Blanc 2009


No mês de dezembro o Wal-Mart abriu uma loja em Uberlândia. Nunca fui lá, porque aqui quando algum lugar abre as portas as filas são imensas. Mas, no dia 19/12 eu passei por lá e comprei dois vinhos da mesma vinícola, um Sauvignon Blanc e um Pinot Noir, pagando $19.

São vinhos elaborados pela Gracia de Chile, com uvas do Vale do Bio Bio, região mais ao sul no Chile, com influência do Pacífico, mais fria e com maior precipitação (cerca de 1.300 mm/ano) do que os vales mais próximos à capital Santiago.

Quanto ao vinho, é quase certo que a esse preço não há produtos excepcionais, mas espera-se vinhos corretos, que não sejam desequilibrados e que possam acompanhar as refeições do dia-a-dia. É o caso desse.

Amarelo palha, tons esverdeados. Aromas em boa intensidade. Frutos brancos e notas cítricas, lembrando limão. Menos vegetal que os SB dos Vales mais próximos ao Pacífico (Leyda e Casablanca), mas as notas de aspargos e grama cortada também estão presentes, mas em segundo plano.

Na boca tem boa acidez, frutos brancos dominando. Final mediano, com vegetal mais presente nesse momento da degustação. Álcool dando recado (13,5% de teor), mas sem desequilíbrio.

Ideal para acompanhar entradas leves, como a salada que a Érika fez.

Quanto ao supermercado, espero que melhorem sua adega, pois dentre as grandes redes (Extra, Carrefour e Bretas) é o que tem as piores opções de rótulos aqui em Uberlândia. Não fiquei com vontade de voltar por lá.  

Saúde a todos!



5 comentários:

Marcello Galvão disse...

Olá Gil!
Comprei a um tempo atrás o Syrah reserva 2006 da mesma vinícola no Walmart,com um precinho legal de 13 reais,não peguei anotação na época,mas lembro que era um vinho bem interessante.
Abraço!

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil!

Nada como garimpar e encontrar um bom exemplar para o dia a dia a um preço acessível. Um Sb neste calor é sempre uma ótima pedida :)
(Fica nos devendo a receita da salada... rsrs)
Grande Abraço
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Vinho para Todos disse...

Marcello, bom saber disso. Ainda não experimentei o PN que comprei, mas será em breve.
Vou voltar ao Wal Mart e procurar o Syrah, pois parece que vale à pena.
Abraço,

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Fabio disse...

Esta semana comprei o reserva superior CS 2008 por apenas R$27,00 a caixa com duas garrafas e uma taça personalizada.Best Buy e belo vinho !!

Vinho para Todos disse...

Fabio, bom saber dessa compra.

Valeu!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com