13 janeiro 2012

Compra segura: La Linda Torrontés 2010


A Torrontés é a variedade branca que simboliza a Argentina, ao lado da Malbec entre as tintas. É uma variedade, diria, prima-irmã da Malvasia, com boas características aromáticas, boa acidez e refrescância. Não é, na maioria dos casos, um vinho com grande corpo e poucos são os que passam por madeira. Então, sua delicadeza pode ser confundida com falta de personalidade. Mas não é o caso, especialmente desse que vem de Salta.

Tenho ouvido de pessoas que entendem de vinho muito mais que eu: Torrontés bom vem de Salta. Desde que ouvi isso pela primeira vez tenho comprado mais os vinhos dessa região, deixando os de Mendoza um pouco de lado.

Esse é um vinho produzido pela prestigiada Bodega Luigi Bosca, fundada em 1901 por Don Leoncio Arizu. Possui cerca de 700 hectares de vinhedos e exporta 60% de sua produção para 50 países. Curiosamente, é uma das bodegas com maior presença em cartas de vinhos de companhias aéreas internacionais: American Airlines, Cathy Pacific Airways, Swiss International Airlines, Finnair Airlines e Aeroflot Russian Airlines.

As videiras para esse vinho tem mais de 30 anos de idade e estão localizadas em Cafayate, Salta, a 1.700 metros de altitude. 

Vinho de coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Boa intensidade aromática, flores e frutos brancos. Na boca apresenta bom corpo, equilíbrio entre acidez e notas doces. Floral se repetindo e frutos brancos em maior evidência, lembrando pêssego. Muito agradável, com mineral discreto. Final mediano, mas com lembrança gostosa das flores e frutos no palato.

Não é um vinho complexo, nem parece ser essa a proposta. Mas é equilibrado, intenso e bem feito, entregando um resultado muito bom. Ótimo para dias quentes, como aperitivo ou para acompanhar entradas leves. Único senão fica por conta do teor alcoólico que pode incomodar a alguns: 14,7%.

Pela garrafa paguei R$35. Uma compra segura.

Saúde a todos!




3 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil

Já provei três tintos Finca La Linda e gostei muito de todos. São em geral vinhos muito bem feitos e com boa relação custo-benefício.
Este Torrontés certamente está na lista da próxima compra.
Saúde!
Tiago Bulla

Vinho para Todos disse...

Tiago, é uma verdade, os vinhos dessa bodega são seguros.

Saúde!

Gil

Baruki disse...

Gil,

Excelente vinho mesmo!

Tiago,

Põe na sua lista!

Raphael Baruki.