23 janeiro 2012

Por $22 é uma ótima compra: Santa Carolina Reserva Syrah 2007


Minha sogra gosta de vinhos e sempre que vou a Catalão (GO) procuro nos supermercados algumas sugestões pra ela. Mulher inteligente que é, tem bom gosto para genros e gosta das boas relações custo x benefício quando se trata de vinhos. Não gosta de gastar mais do que R$35-40 numa garrafa. De vez em quando compro umas bombas, mas acerto em outras, como nesse caso. 

Esse Syrah estava à venda num supermercado a $22. Embora seja de uma safra mais antiga (2007) para um vinho dessa faixa de preços, resolvi arriscar porque estava bem armazenado. Ótima compra. 

É produzido pela tradicional Santa Carolina, com uvas da denominação genérica Vale Central. Tem passagem por barricas francesas e americanas pelo período de 7 meses. Tem 14% de teor alcoólico. 

Na taça a coloração é rubi, um pouco denso e com pouca transparência, mas sem qualquer sinal de turbidez. Aromas em boa intensidade, típicos da variedade, frutos vermelhos, pimenta do reino, especiarias, menta e abaunilhado da madeira.

Em boca tem corpo mediano, com taninos ainda vivos e levemente rascantes. Acidez discreta e álcool aparecendo de leve. Final de média persistência, com destaque para especiarias, menta e madeira em maior dose, escoltados por boa fruta. Taninos deixando a boca levemente seca. 

Vinho correto, sem defeitos, que atende a proposta de ser um vinho de entrada. Acompanha bem carnes vermelhas e até massas com molhos mais potentes.

Vinho com boa tipicidade. Fiz um teste às cegas com a Érika e pedi para ela dizer qual a variedade. Ela, sem pestanejar, disse: "é um Syrah!"

Saúde a todos!



2 comentários:

Fabio disse...

Este vinho é muito gostoso...mas não é de entrada...a Vinícola tem 2 vinhos antes dele...o preço foi uma barbada,esta no mercado em média R$35,00.

Vinho para Todos disse...

Fábio, obrigado pelo comentário.

Acredito que o preço tenha sido mesmo uma barbada, por que em outros supermercados também em Catalão(GO) vendem o vinho na casa dos $30.

Saúde!