13 fevereiro 2012

Começando a cumprir uma das promessas para 2012: Cepas Nobles Sauvignon Blanc 2010


Uma das promessas que fiz para 2012 foi de beber mais vinhos uruguaios, já que em 2011 foram somente 2. Isso é explicável porque em Uberlândia são pouquíssimas as opções de vinhos desse país, que gostamos muito em casa.

No dia 6 de janeiro chegamos em Ilhabela e fomos direto almoçar no restaurante Marakuthai, que levou estrelas do Guia 4 Rodas em 2009 e 2010. Lugar interessante, onde começamos a cumprir a promessa escolhendo esse Sauvignon Blanc elaborado pela tradicional Bodegas Carrau. Pertence à linha Cepas Nobles, que também tem Tannat, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Merlot. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Aromas citricos moderados, maçã verde e leve defumado. Na boca é leve, notas cítricas bem presentes, frutos brancos, algo mineral. Tem bom frescor. Vinho delicado. Um pouco mais de intensidade lhe cairia bem. Álcool pareceu ser mais que os 12,5%. Final mediano, repetindo boca.

É menos vegetal e menos intenso que os SB chilenos ou neozelandeses, por exemplo. Mas é bem feito, delicado e vale ser conhecido. Foi bem com bolinho de camarão e um interessante ceviche feito com mexerica e limão cravo.

Saúde a todos!




Um comentário:

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil
Promessas... também fiz várias para este ano (confesso que tenho uma lista delas).
Há de se dizer: o rótulo deste vinho é de encher os olhos, achei muito bonito.
Saúde!
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com