24 fevereiro 2012

O confiável Louis Jadot Pinot Noir Bourgogne AOC 2008



Esse Pinot Noir é produzido pela tradicional Maison Louis Jadot, na região da Borgonha e me custou US$26 no free shop. Em outubro comentei um Chardonnay aqui no blog (relembre) e em ambos os casos o produtor confirma sua categoria. Embora sejam produtos básicos, a qualidade é inquestionável. 

Coloração vermelho claro, translúcido. Aromas intensos a frutos delicados, morango, framboesa, muito perfumado, flores e aquela sensação de que estou cheirando pó para maquiagem ou o antigo Cashmere Bouquet. Evolui discretamente na taça, ganhando notas de couro, mas sem perder a delicadeza do início.

Na boca é leve, com taninos finos, leve adstringência, acidez bem presente. Vinho seco, com notas adocicadas muito discretas. Mineral em alguns momentos. Final persistente, com boca seca, palato com aquela lembrança da maquiagem. Vinho de personalidade, sério, gastronômico, num estilo bem diferente dos Pinot chilenos ou argentinos que têm sido comentados por aqui. Álcool sem incomodar. Madeira discreta.

Saúde a todos!





3 comentários:

Anônimo disse...

Caros Érika Mesquita e Vinho para todos!!!!

Pelo que lemos nos seus “posts” sobre Pinot Noir vocês não deveriam mais comentar sobre eles, é por que só deveriam falar sobre eles os seus amantes, que não é o caso de vocês, vocês são extremamente corretos nas colocações e sempre menores, desistam e continuem comentando sobre os outros que lhes tocaram, e admitam que seu íntimo não combinam com essa uva, e nos poupem e se poupem de tentar tomá-los, deixem para nós, os amantes, os mais sensíveis e pedagógicos comentários!!!!!

Vinho para Todos disse...

Prezado Anônimo,

suas colocações (já que imagino quem você seja) são sempre bem vindas, até porque não é nosso propósito agradar a todos, fato, inclusive, que seria impossível.

no entanto, quero lhe informar que não desistiremos de comentar sobre Pinot Noir, até porque pretendemos um dia escrever posts que sejam dignos de seus elogios. Sei que a tarefa não é fácil, mas continuaremos tentando.

Um pedido: não é necessário se esconder por trás do anonimato. As críticas são sempre publicadas aqui no blog. Só são excluídos os que trazem algum tipo de palavrão, o que não é seu caso. Então, assuma-se!!!

Saúde sempre!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Rua Sem Dono disse...
Este comentário foi removido pelo autor.