27 fevereiro 2012

Ótimo exemplar do Rhône: Domaine de La Graveirette Côtes du Rhône AOC 2006



A importadora Cave Jado mantém entre os enófilos uma boa reputação, especialmente ligada à honestidade dos preços que pratica. Vinhos bons a bons preços. Quem não quer isso?

Compramos esse excelente tinto do Rhône no stand deles no Encontro de Vinhos 2011, em Ribeirão Preto. É produzido pelo Domaine de la Graveirette, um corte de 50% Grenache e 50% Syrah. Pela garrafa pagamos R$69, o mesmo preço praticado no site do importador.   

Na taça a coloração é rubi, com reflexos alaranjados. Boa intensidade aromática. Frutos vermelhos, compota, groselha, chocolate. Em boca tem corpo mediano. Acidez em boa conta e taninos maduros. Notas adocicadas. Álcool presente mas sem desequilibrio. Final que no primeiro gole prometia ser mais persistente com muita fruta madura, compotada, chocolate e um elegante tostado. O conjunto harmônico compensa o detalhe do retrogosto ligeiro.

Pronto para beber ou guardar por mais 2 anos sem problemas. 

No site do importador há a recomendação para que seja aberto 1 hora antes do serviço, mas aqui em casa não fizemos isso, então o vinho evoluiu na taça, durante a degustação.

Saúde a todos!




3 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil, mais um belo post de um Francês daqueles de deixar-nos com água na boca.
Morar aqui no sul nos oferece uma vantagem e uma desvantagem:
A vantagem: estar a 1 hora da serra e ter a oportunidade de dar um pulo até lá a hora que quiser :)
A desvantagem: morar longe de SP e das importadoras como esta - o custo do despache de uma garrafa de um vinho como este acaba saindo mais que 50% do valor do vinho. Que lástima :(
Forte abraço

Tiago Bulla
universodosvinhos.com

Vinho para Todos disse...

Tiago,

essa desvantagem nós também temos aqui em MG. Se comprar de SP o frete é caro, se comprar em MG a substituição tributária mata o preço do vinho.

então, sobram essas compras feitas durante as viagens.

abraço.

Anônimo disse...

Esse vinho é espetacular.
Recebeu 89 pontos do Parker e foram merecidos.
Abs,

Elton Cruz.