29 fevereiro 2012

Um Syrah de respeito: Maycas del Limari Reserva Syrah 2009


Quando recebi esse vinho da Wine pensei: será que é tão bom quanto a embalagem é bonita? Será que esses motivos Incas são um chamativo para um vinho decepcionante? Confesso uma certa desconfiança, até porque algumas seleções anteriores não me agradaram, especialmente o tão falado Pinot Noir da Patagônia já comentado aqui (relembre). 

Mas o vinho é realmente um syrah de respeito, produzido pela Viña Maycas del Limarí, no Vale de mesmo nome, região famosa pela produção de uvas "pisqueras" e que somente há 15 anos tornou-se produtora de uvas viníferas. Está situado a 400 km ao norte da capital Santiago.

O vinho tem passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês, 14% de álcool e me custou R$59. 

Sua cor é púrpura. Aromas intensos, frutos vermelhos, cereja, ameixas, especiarias (ervas) bem presentes no inicio, pimenta do reino aparecendo depois de um tempo, assim como chocolate. Em boca tem corpo médio, com muita fruta, especiarias, tostado e chocolate. Taninos redondos, macios, boa acidez. Carnudo.

Final mediano, com tostado bem elegante. Ótimo conjunto. Harmônico, equilibrado, fácil de beber. Álcool sem aparecer. Está pronto para beber ou guardar por 2 anos, sem problema.

Saúde a todos!







2 comentários:

Anônimo disse...

Gil e Erika, prazer conhece-los no encontro de vinho no RJ. Conheci vocês através da amiga Vanessa Sobral. Em breve retomarei o meu blog. Sobre este vinho, eu assino a Wine e já provei o cabernet que também é muito bom, mas estou com maiores expectativas neste Syrah!
Abrs e parabéns pelo Blog que já estava nos meus favoritos.
Sérgio Maranhão.

Vinho para Todos disse...

Sergio,
O prazer foi nosso. Quando voltar às atividades do blog não deixe de nos avisar.
Quanto ao CS dessa linha nós também provamos e gostamos muito. A postagem já está programada.
Saúde!