26 março 2012

Excelente vinho branco espanhol: Don Olegario Albariño 2010




Esse vinho foi encomendado ao amigo Fernando Pupim, que mora e trabalha em Uberlândia, mas vai a Ribeirão Preto toda semana para ver a família. Pedi que comprasse um determinado supertoscano que ainda está guardado e me trouxesse um vinho branco à sua escolha. Não especifiquei uva, preço ou país produtor. 

Confesso que quando apareceu com esse Albariño espanhol e disse que custou R$79, pensei: "mais um prejuízo...". Mas, estava enganado porque é um grande vinho, intenso, aromático, gastronômico e foi muito bem com o peixe que a Érika fez para a coluna de gastronomia do jornal Correio de Uberlândia (veja a receita aqui).



É elaborado pela Don Olegario, fundada em 1980, na D.O. Rias Baixas, com uvas 100% Albariño provenientes de um vinhedo de apenas 5 hectares. As videiras têm idade média de 31 anos. O envelhecimento ocorre em tanques de inox pelo tempo mínimo de 8 meses, sobre as borras da fermentação (sur lie).  Tem 12% de álcool.

Na taça tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Brilhante. Os aromas são intensos, mescla de flores e frutos brancos (pêra e maçã). Nariz promissor que se confirma em boca, com boa acidez, volume, equilíbrio e intensidade que me surpreenderam. Final longo, com notas de especiarias aparecendo também. Boa complexidade e vocação gastronômica.

É um vinho com preço acima do meu cotidiano, mas repetiria a compra, porque ofereceu a melhor experiência que tivemos com um vinho dessa uva até o momento.

Para saber mais sobre a região, acesse o site de seu Consejo Regulador.

Saúde a todos!



2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil

Satisfação em rever um "5 taças" em seu blog.
Cá entre nós: nada melhor que descobrir um vinho excepcional "ao acaso", como foi o caso deste.

Fiquei curioso pelo Supertoscano - aguardo

Abraço e saúde!

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Vinho para Todos disse...

Tiago, esse vinho nos surpreendeu aqui em casa. É um excelente representante dessa uva.

Quanto ao supertoscano mencionado, é o Le Volte, produzido pela Ornellaia. Já tive vontade de abrir, mas ainda não chegou a hora.

Saúde!