05 março 2012

Mais do mesmo: Beronia Rioja Crianza 2008


Esse vinho é um típico representante do estilo riojano, fruta inicialmente escondida, madeira chegando forte e pouco corpo. Não é muito diferente de outros já comentados aqui, como o Clos de Torribas ou Miguel Torres Ibéricos.

Com predominância da uva Tempranillo (83%), leva em sua composição as tradicionais Garnacha (15%) e Mazuelo (2%).  Permanece 12 meses em barricas mistas, feitas com tábuas de carvalho americano e fundos com carvalho francês.

É elaborado pela Bodegas Beronia, fundada em 1973 por um grupo de empresários. O nome é uma homenagem aos primeiros habitantes da região de Rioja, os "Berones", um povo de origem Celta, guerreiro, mas também dedicado à agricultura, que chamava sua terra de "Beronia". As uvas para produção de seus vinhos vêm de 850 hectares de vinhedos de terceiros, situados a menos de 10km da bodega.

Na taça a cor é rubi. Os aromas chegam em boa intensidade. Madeira muito presente. Fruta em segundo plano. Algo lácteo. Como disse, lembrou outros vários Crianza riojanos nessa faixa de preços. Na boca é leve. Taninos macios. Acidez moderada. Madeira bem presente. Estilo que não me agrada muito.

O final é mediano, com pouca fruta. Não é complexo. Excetuando a madeira um pouco mais evidente do que gosto, é um vinho agradável, mas fico em dúvida se compraria outra garrafa pagando os mesmos R$57.

Saúde a todos!




3 comentários:

Paulo Sales disse...

Caro VPT,
experimentei recentemente um vinho de primeira da Rioja, o Marques de Riscal Reserva. Delicado, com aromas complexos, álcool e taninos integrados. Maravilhoso. Mas é um vinho mais caro. Dos mais baratos, gosto muito do Don Roman, também de Rioja. Lembro de ter gostado do Clos de Torribas também.
Um abraço e parabéns pelo blog - o meu preferido entre os tais enoblogs.

Vinho para Todos disse...

Paulo, concordo com seu comentário.

Entre esse Beronia e o Clor Torribas, prefiro esse último porque é mais barato e entrega algo muito próximo.

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Romiti100 disse...

Esse vinho é bem superior ao Clos de Torribas, de acoirdo com o meu gosto.