30 março 2012

Não torça o nariz: Club des Sommeliers Chianti DOCG 2010



Merecem aplauso todas as iniciativas voltadas à popularização do vinho. Um dos bons exemplos é realizado pelo Grupo Pão de Açúcar através da linha Club des Sommeliers, que entrega a preços acessíveis vinhos que simbolizam várias regiões do mundo, tanto do Novo quanto do Velho Mundo. São vinhos disponíveis na rede de supermercados Pão de Açúcar e Extra.

Se você é um consumidor mais experiente, que já provou vinhos mais caros, certamente não encontrará grandes atrativos nesses vinhos. Mas eles são direcionados a um público que não quer/pode pagar caro por uma garrafa. Então, por $20-40 há uma boa gama de possibilidades para os que querem conhecer vinhos de certas regiões, sem gastar muito. 

Eu mesmo fiquei bastante satisfeito com um vinho de sobremesa dessa linha (relembre), tanto que voltei ao Extra e comprei outras garrafas. E no geral são vinhos corretos.

Esse Chianti me custou R$32. É produzido pela Cantine San Marco, na região demarcada do Chianti com uvas 100% Sangiovese. Tem 12,5% de teor alcoólico.

Na taça a coloração é rubi, translúcido. Aromas típicos da Sangiovese. Frutos vermelhos, especiarias. Na boca é leve, com taninos macios e acidez marcante, uma característica dos Chianti que permite um amplo leque de harmonizações, especialmente com massas acompanhadas de molho à base de tomates. Frutos e especiarias se repetem em boca, com um toque de chocolate. Embora seja um vinho simples, evoluiu na taça. Final de boa persistência. 

Não torça o nariz para esse vinho, pois no mercado há Chianti piores a preços mais pesados. Mas para "popularizar" mesmo o vinho, esse Chianti estaria melhor posicionado a menos de $30.
 
Saúde a todos!


3 comentários:

ARLEY JOSE VILARINO DE SOUZA disse...

Ola pessoal, demorei um pouco pra acessar o blog, mas aqui estou eu como prometido. Realmente concordo plenamente com com vcs, qualquer atitude na intenção de simplificar e popularizar o vinho deve ser aplaudida e aclamada, pois só assim com o passar do tempo é que vamos conseguir criar este hábito nos brasileiros...

Vinho para Todos disse...

Grande Arley,
obrigado pelo comentário.
Faça isso mais vezes. Seu conhecimento será muito útil aos leitores do blog.
Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Ponciano disse...

Como diz um familiar português, vinho bom é aquele que lhe sabe bem, ou seja, que o sabor lhe agrada. Em Chianti há centenas de produtores e nem todos são bons, como pude verificar in loco no Vino al Vino, em setembro/11 na cidade de Panzano. Excelente iniciativa do Pão de Açúcar.