01 março 2012

O inusitado Don Laurindo Espumante Malvasia de Cândia (tiragem 2010) #cbe


Esse é o 66º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, escolhido pelos confrades do Le Vin au Blog. O tema é o inusitado, o diferente, o raro ou até mesmo o estranho.  Em síntese: "Quanto mais diferente, incomum, curioso e pitoresco melhor", disseram os amigos Cláudio e Rafaela.

A ecolha não é fácil, mas quando estávamos na Don Laurindo, degustando com Ademir Brandelli, conhecemos um espumante elaborado com a uva Malvasia de Cândia, algo incomum. Essa variedade é bastante utilizada por vinícolas gaúchas para elaboração de vinhos brancos leves e aromáticos, mas ainda não tinha experimentado um espumante. Ademir chegou a comentar que alguns colegas o indagaram sobre esse produto, perguntando se seria doce. 

Mas é um brut, elaborado pelo método tradicional (champenoise). São 12 meses entre fermentação e autólise de leveduras. O espumante degustado sofreu o dégorgement em 2010 e custa R$42 no varejo da vinícola.

Ao servi-lo a coloração é um amarelo palha, com reflexos esverdeados. Perlage intenso, bolhas finas, barulhento. Os aromas são em grande intensidade, floral bastante evidente, algum frutado (abacaxi), em segundo plano os aromas típicos da fermentação. 

Na boca é intrigante. O retrolfato leva a pensar num vinho adocicado, mas é brut, seco, refrescante, com leve tostado da fermentação e alguma cremosidade.  Final mediano, com flores, frutos, fermento e tostado. Espumante descontraído, mas equilibrado e com certa complexidade. O inusitado não ficou ficou apenas na variedade, mas se confirmou em boca. 

Saúde a todos!


Um comentário:

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil

Uma honra para mim degustar o mesmo espumante que você na CBE.
Acho que não errei por muito - usei também na minha postagem termos como cremosidade, abacaxi, o aroma adocicado que sentiste... acho tô aprendendo.
Só divergimos em um único aspecto: a cor - para mim estava mais para um dourado. Devem ser meus óculos rsrs

Forte abraço

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com