07 março 2012

Um pouco do Encontro de Vinhos no Rio de Janeiro


Na última quinta-feira (dia 1º de março) participamos de mais uma edição do Encontro de Vinhos, dessa vez no Rio de Janeiro. O local escolhido não poderia ser melhor: o restaurante Real Astoria, em Botafogo, de onde se via imponente o Pão de Açúcar. Cenário perfeito para conhecer pessoas, conversar sobre vinhos e, claro, degustá-los nos vários stands da feira. 

Não fomos às edições em São Paulo, mas estivemos em Ribeirão Preto em 2010 e 2011 e novamente o sucesso se repetiu, com algumas particularidades. No Rio de Janeiro as pessoas estão muito abertas à cultura do vinho. Bebe-se muito, a qualquer hora do dia e sem preconceitos. Os espumantes, brancos e rosés não são preteridos como em outras regiões do país. Aproveitando o clima da cidade, os cariocas adoram esses vinhos festivos. 

Outro diferencial foi a marcante presença do público consumidor final, que na maioria dos casos era de pessoas com boa experiência em relação aos vinhos, fruto da parceria que os organizadores fizeram com a SBAV-Rio e com a revista Prazeres da Mesa. Os sócios da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho e assinantes da importante publicação tiveram desconto de 50% na aquisição do convite. 

Estima-se que mais de 600 convidados compareceram ao evento, que começou às 14 horas e terminou às 20 h. 


Foto: Evandro Silva (Confraria2Panas)

Mais uma vez participamos da degustação às cegas para escolha do TOP 5. Depois da prova de 30 vinhos, o ranking ficou assim formado:

1º lugar - Dezzani Barbaresco 2007 (Itália).
2º lugar - Rutini Cabernet Sauvignon Malbec 2009 (Argentina).
3º lugar - Judas 2007 (Argentina).
4º lugar - Cesari Amarone Bosan 2003 (Itália).
5º lugar - Viña Alberdi Reserva 2005 (Espanha)

Os vinhos escolhidos pela média de notas dos jurados eram todos excelentes, mas nosso TOP 5 ficou um pouquinho diferente. Vamos a ele:

1º lugar - Adolfo Espumante Nature Pás Dosé (Brasil)
2º lugar - Grey Wacke Pinot Noir 2009 (Nova Zelândia)
3º lugar - Viña Alberdi Reserva 2005 (Espanha)
4º lugar - Ramirana Trinidad Vineyard (Chile)
5º lugar - Vertice 2007 (Chile)

A surpresa ficou por conta do espumante Nature Pás Dosé elaborado por Adolfo Lona, que não entrou no TOP 5 e pertence a uma categoria que é desprestigiada pelos enófilos quando está na presença de outros vinhos para avaliação, especialmente em comparação aos tintos. 

Aliás, Adolfo Lona foi uma das atrações da feira, porque recebeu a todos de braços abertos e era (senão o único) um dos poucos produtores presentes, pois a maioria dos stands era comandada por representantes e distribuidores. 

A próxima edição do evento será realizada em São Paulo, o já tradicional Encontro de Vinhos OFF, no dia que antecede a abertura da ExpoVinis (23 de abril). 

Para ver mais fotos do evento: 




Queremos deixar um agradecimento especial aos amigos Cláudio Werneck e Rafaela Giordano, que nos receberam em sua maison Le Vin au Blog com muito carinho. Passamos dias muito divertidos no Rio de Janeiro, visitando ótimos lugares também na companhia de Alexandre Frias e Vanessa Jace. Muito obrigado por tudo, amigos. 

Saúde a todos!

4 comentários:

Confraria2panas disse...

Gil,

Muito bom o post, simples, objetivo e o principal com imformação!

Nos vemos na próxima!!!

abraço,
Evandro

Vinho para Todos disse...

Valeu Evandro,
obrigado pelas fotos.

Saúde!

Universo dos Vinhos disse...

Gil
Legal ver o Nature do Adolfo Lona na sua primeira posição.
Realmente é um ótimo espumante - digno de competir com muitos produtos internacionais de igual para igual
Parabéns pelo post, ficou jóia

Forte abraço

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Le Vin au Blog disse...

Estou meio atrasada na leitura dos posts... :)

Foi um prazer recebê-los. Tomara que não demorem a voltar ao Rio.

Beijos,
Rafaela