23 abril 2012

Matei minha curiosidade e ainda encontrei um best buy: Vega Saúco Piedras Crianza 2006


Sempre que um vinho torna-se o queridinho nos blogs eu me afasto dele. É que se todo mundo está falando bem, posso ser influenciado e avaliá-lo de forma tendenciosa.

Foi o que aconteceu com esse vinho, que ganhou o 1º lugar no TOP 5 do Encontro de Vinhos em São Paulo, em 2010. Um verdadeiro best buy na visão dos blogueiros que escreveram sobre ele. Então, sendo assim, nunca quis comprá-lo, apesar da curiosidade.

Recentemente resolvi comprar uma garrafa, 2 anos depois do sucesso que fez na mídia virtual. E não é que o vinho é especial mesmo? Comprado a $55 é verdadeiramente uma ótima compra, daqueles pra se comprar em caixas e deixar evoluir na sua adega por alguns anos. 

Foi degustado no dia 25 de março, apresentando uma coloração rubi, com boa transparência. Os aromas são intensos, com muita fruta madura e baunilha. Corpo mediano, com taninos ainda muito presentes, rascantes, com bom potencial para evoluir e uma bela acidez. Muita fruta se repetindo em boca, potente e gastronômico. O final é longo, com madeira e fruta em grande equilíbrio. Boca seca.

Vinho em ótimo momento de consumo, já com 6 anos e estrada pela frente.  

O produtor é a Vega Saúco, fundada em 1991 por Wenceslao Gil Durantez, na região de Toro. Segundo o importador após a prensagem das uvas o vinho passa pelo processo de delestage - maceração com cascas e sementes, que deixa o vinho com um melhor aspecto visual. Descansa por 14 meses em carvalho, sendo 70% em barricas francesas e 30% em americanas.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: