25 abril 2012

Ótimo preço, pra comprar muitas garrafas: Man Vintners Pinotage 2010


No mês passado foi inaugurado o Uberlândia Shopping e fiquei sabendo que lá foi montada uma loja de vinhos, a Vinum Domo

Fomos visitar a loja e comprei esse vinho por $27,90, pois é de um produtor que ainda não conhecia e gostei do preço. Também comprei um corte de Syrah e Mourvèdre por $39,90 do mesmo produtor, mas ainda não foi aberto. 

O mais interessante da visita foi encontrar com o casal proprietário da loja, que chegou no momento em que eu bisbilhotava por lá. Com alguns minutos de conversa percebi que o espaço tem futuro, porque são pessoas simpáticas, com boas intenções e humildade para perguntar e ouvir opiniões. Gostei do espaço, com rótulos bem escolhidos, boa organização e bons preços.

Quanto a esse Pinotage, considero-o um vinho muito correto. Não é complexo nem é para ser guardado, pois está pronto para beber agora. Mas a esse preço a compra é excelente.

Na taça a coloração é púrpura, límpido. Aromas em boa intensidade. Frutos vermelhos, notas tostadas e muito chocolate. Em boca é fácil de beber, pronto, com taninos macios e acidez mediana. Final médio, repetindo intenso frutado e chocolate. Tem 14% de álcool, mas isso não se percebe em boca. Para ser bebido a uma temperatura mais baixa, na casa dos 12-13 graus.

Os Pinotage nessa faixa de preços costumam ser amadeirados demais e alcoólicos, mas esse não exagerou em nenhum dessas características.  

É elaborado pela Man Vintners com uvas da região de Paarl, localizada numa região maior conhecida como Coastal Region. Embora seja rotulado como varietal de Pinotage, tem 13% de Shiraz e 2% de Viognier (uva branca, comumente usada em tintos, especialmente na região do Rhône, na França). Uma parecela do vinho (20%) tem passagem de 6 meses por barricas de carvalho americano.  

Saúde a todos!



2 comentários:

Felipe disse...

Olá. Já havia lido algo do tipo sobre esse vinho. Comprei-o!
Tenho gostado bastante dos pinotage que tenho bebido, o melhor até agora foi o Avondale Pinotage 2009.

Felipe.
http://bebadovinho.blogspot.com.br

Gil Mesquita disse...

Felipe,

o vinho é bem honesto mesmo. Vale o preço e é um bom custo x benefício.

quanto ao Avondale, acho um vinho espetacular.

saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com