04 maio 2012

Artefacto Colheita Seleccionada Syrah 2010


Um vinho 100% Syrah vindo do Alentejo não é algo comum. Normalmente essa uva de origem francesa é utilizada em cortes com outras uvas portuguesas, especialmente em vinhos como esse, um Regional Alentejano. 

Tem passagem de 9 meses por barricas de carvalho americano e foi comprado por $47, embora seu preço de mercado seja R$68. O produtor é o respeitado enólogo português Luís Duarte.

Vinho de coloração violácea, manchando a taça. Aromas em boa intensidade, frutos negros, pimenta, outras especiarias, um discreto floral e chocolate. Na boca tem corpo mediano, com taninos ainda vivos e boa acidez, indicando que ainda pode evoluir com a guarda. Final persistente, repetindo de tudo um pouco que estava no nariz e em boca. Vinho que às cegas passaria por um "Novo Mundo", revelando um estilo moderno do enólogo. 

Pode ser aberto agora, mas parece que estará melhor em 1-2 anos. Uma aeração de 30 minutos lhe cairá bem. Harmonizará bem com carnes vermelhas. 

Saúde a todos!


2 comentários:

Daniel Marcos disse...

Pedi esse vinho hoje :) Espero que eu tenha feito uma boa escolha. Estou aprendendo a degustar alguns vinhos, e estou gostando muito. Se possível gostaria de deixar aqui o local onde comprei para deixar como dica:
E-commerce para Comprar Vinhos Um grande abraço e parabéns pelo blog

Gil Mesquita disse...

Daniel, obrigado pelo comentário.

acredito que você vai gostar do vinho. Compramos na mesma loja, mas eu recebi pelo Clube W, juntamente com outro vinho da mesma linha, um corte alentejano.

saúde!