25 maio 2012

Bom e barato: Casa Venturini Vivere Espumante Brut (Lote 2011)


Esse espumante é elaborado pelo método Charmat, com a segunda fermentação em cubas de aço inox, ao invés de ocorrerem na própria garrafa, como no processo Tradicional (Champenoise). Esses vinhos tendem a ser mais frescos, mais simples e isso se confirmou nesse produto da Casa Venturini, vinícola de Flores da Cunha. Foi comprado no varejo da empresa por menos de R$30.  

O vinho base leva 80% Chardonnay, 10% Sauvignon Blanc e 10% Merlot, provenientes de vinhedos em Santana do Livramento, na região da Campanha Gaúcha. A Merlot, certamente, entra para dar estrutura ao conjunto.

Na taça a coloração é amarelo palha. Os aromas revelam frutado em destaque, notas florais, discretos aromas de leveduras e casca de pão. Na boca é cremoso, com acidez refrescante, notas adocicadas indicando um açúcar residual em maior quantidade. Agradará aos consumidores que gostem dessa característica. 

Final mediano, com notas de fermentação bem discretas, mas com boa presença de fruta. Tem pouca complexidade, mas é equilibrado, cremoso e entrega uma boa qualidade pelo preço de mercado. 

Saúde a todos!


Nenhum comentário: