18 maio 2012

Expressivo, mas beba logo: Viña Maipo Gran Devoción Sauvignon Blanc 2008


Esse vinho é elaborado pela Viña Maipo, casa fundada em 1948 no vale de mesmo nome, bem próximo à capital Santiago. Mas esse Sauvignon Blanc vem de um vale mais próximo ao Pacífico, o de Casablanca, que tem características climáticas propícias ao cultivo dessa variedade. Dessa região, assim como de Leyda e San Antonio, vêm os SB mais intensos do Chile.

O vinho pertence à linha Gran Devoción, a terceira em nível de preços da vinícola, superada pelas linhas Protegido (que tem um Cabernet Sauvignon) e Limited Edition (que tem um Syrah). No mercado é vendido na casa dos R$85.

Não teve passagem por madeira, apenas um amadurecimento de 6 meses em tanques de inox, uma prática bastante comum para preservar o frescor e as características aromáticas da Sauvignon Blanc. A vinícola sugere que seja consumido em 3 anos. Então, por se tratar de um 2008 (safra que está à venda no site do importador), estava na hora de abri-lo. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Aromas em boa intensidade, com destaque cítrico, maracujá em destaque, um pouquinho de maçã verde e grama cortada. Na boca é leve, com acidez marcante, repetição das notas cítricas. Harmônico. Final um tanto ligeiro, mas marcado pela grande acidez, deixando a boca salivando. Álcool a 13% de teor, mas sem aparecer.

Apesar dos 4 anos de vida, um vinho de grande qualidade, mas no momento exato de ser consumido. Se tiver em casa, beba logo. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: