03 maio 2012

Perini Espumante Champenoise Brut (Tiragem 2011)


No dia do consumidor, 15 de março, fui ao Extra e comprei vários vinhos com 40% de desconto, dentre eles esse espumante brasileiro por R$ 36. No site do produtor é vendido a R$ 32,80. Essa foi a  faixa de preços considerada nessa postagem.

É elaborado pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação na própria garrafa, no consagrado corte de Chardonnay e Pinot Noir. A vinícola é a Casa Perini, que atualmente possui vinhedos em Garibaldi (12 hectares) e Farroupilha (80 hectares).   

O espumante tem coloração amarelo palha. Na taça é "nervoso", com perlage em grande intensidade, com bolhas finas e constantes. Aromas com boa complexidade, fruta delicada, floral e notas de fermentação, tudo em bom equilíbrio, sem sobreposição de uma característica em relação às outras.

Em boca repete o equilíbrio, com acidez refrescante e boa cremosidade, com frutos brancos, flores, casca de pão, nozes e leve tostado. Final médio-longo. Opção interessante tanto para servir como aperitivo como para acompanhar pratos leves como saladas, frutos do mar, sushi e sashimi.

Opção interessante nessa faixa de preços. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: