28 maio 2012

Vale experimentar: Quartese Ruggeri Prosecco Superiore Valdobbiadene DOCG Brut


Esse é um espumante que compramos a R$75, vindo de uma DOCG italiana, a Prosecco Superiore, criada em agosto de 2009 e localizada na região do Vêneto, a 50 km da cidade de Veneza. Os espumantes dessa região são elaborados pelo método Charmat, com segunda fermentação em cubas de aço inox. 

São várias as uvas permitidas. A mais importante é conhecida como Glera (nome adotado pela DOCG em substituição ao já conhecido Prosecco). É uma variedade rústica e vigorosa, mencionada historicamente pela primeira vez em 1772, num estudo sobre vinificação. Essa uva fornece estrutura ao espumante, podendo ser cortada com outras variedades locais como a Verdiso (aumenta a acidez e sabor), Perera (aumentar sabor e aroma) e Bianchetta, além das francesas Pinot Noir e Chardonnay. Para ser rotulado com a DOCG Valdobbiadene Conegliano o vinho precisa levar pelo menos 85% de Glera. 

O produtor desse vinho é a Cantina Ruggeri, fundada em 1950 por Giustino Bisol, que possui 21 hectares de vinhedos próprios e compra uvas de mais de 100 produtores. Produz cerca de um milhão de garrafas por ano, sendo que 60% da produção fica na Itália e o restante é importado para 25 países. 

Sem mais delongas, vamos ao espumante: 

Na taça o visual é amarelo palha, com perlage intenso, elegante. Espumante "barulhento" (sim, a audição também ajuda a reconhecer os bons espumantes).

No nariz os aromas aparecem em boa intensidade, com destaque para flores e notas cítricas.  Boa acidez em boca, bom volume, repetição das sensações olfativas e aparecimento de discretas notas de fermentação. É seco, com pouco açúcar residual. Final de média intensidade. Palato marcado por notas tostadas. Espumante com boa vocação gastronômica.

No limite da relação qualidade x preço.

Saúde a todos!



3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pela dica. Gosto dos espumantes italianos mas esse eu não conhecia. Onde você comprou?

Carla Rosário

Gil Mesquita disse...

Carla,

comprei esse espumante na Wine, mas revendo agora o site ele já não está mais disponível.

Saúde!

Guga Nunes disse...

Vou comprar..esse eu também não conhecia.