27 junho 2012

Numa noite de Tannat, esse foi o melhor: Gimenez Mendez Alta Reserva Tannat 2008


Numa dessas sextas-feiras o amigo Paulo Rabelo disse que faria um porco assado lentamente. Na verdade, uma "banda" do porco, assada no forno, pururucada... de imediato respondi: vou levar alguns Tannat que tenho em casa para ver como se comportam. 

Particularmente gosto muito de beber vinhos de uma mesma uva, na mesma ocasião, para avaliá-los nas mesmas condições de humor, temperatura e pressão. Assim, levei dois uruguaios e um brasileiro, que foram servidos às cegas pela Érika. Após a prova em taças ISO, elegemos nossos favoritos.

Esse Gimenez Mendez foi pra mim o vinho mais complexo e no melhor momento de consumo. Elaborado com uvas de Las Brujas (região de Canelones), tem passagem de 10 meses por barricas de carvalho francês e americano.

Na taça a coloração é rubi, com traços discretos de evolução. Nos aromas a presença marcante de frutos maduros, madeira bem integrada, folhas secas, ferrugem. Boa complexidade. 

Em boca os taninos estão presentes, vivos, com alguma estrada pela frente. Acidez marcante. Final longo, com frutado e madeira em harmonia.

Esse foi o vinho completo da noite. Está pronto para beber, tem boa complexidade e equilíbrio e está desenvolvendo características de vinho evoluído, como os aromas terciários encontrados. O teor alcoólico é de 13,5% sem incomodar.

Boa compra na casa dos R$ 55-60.

Avaliação VPT = 88 pontos

Saúde a todos!



3 comentários:

Anônimo disse...

Em Porto Alegre encontramos este vinho a 46 reais nos supermercados. Assim me parece uma ótima compra. já experimentei esta mesma safra há 1 ano: excelente tannat, para mim.
abraço Guilherme

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog professor. Pelo que já li é assinante Clube W, e gostaria que comentasse sobre a seleção de maio desse ano, mais especificamente sobre o vinho Tannat 2010 - vinedo de los vientos. Obrigado. Danillo Valdisser

Gil Mesquita disse...

Danilo, que bom que visitou o blog e deixou seu comentário. Obrigado.

Ainda não provamos esses dois Tannat do Clube W, porque acredito que ainda estão muito jovens.

Mas faremos isso em breve. Aí conto por aqui.

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com