25 junho 2012

Os melhores do Encontro de Vinhos em Campinas


No último sábado foi a vez de Campinas receber o Encontro de Vinhos, a já tradicional feira organizada pelos blogueiros Beto Duarte e Daniel Perches. O evento foi um sucesso de público e organização. 

E, mais uma vez, fomos convidados para participar da eleição dos melhores vinhos da feira, o disputado TOP 5. Dessa vez os expositores enviaram 27 vinhos, das mais variadas faixas de preços e todos com grande qualidade. 

O resultado final de certa forma surpreendeu muita gente, mas já havíamos provado o vinho vencedor em maio, em Belo Horizonte, e já conhecíamos sua qualidade.

O júri foi composto por 15 pessoas, entre sommeliers, jornalistas, blogueiros e enófilos de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Uberlândia. Os vinhos foram degustados às cegas (com garrafas envolvidas por papel alumínio) e o resultado foi alcançado com a média de todas as notas. Eis os eleitos:


- 1º lugar - Casa Valduga Gran Raízes 2009 (Brasil, Casa Valduga).
- 2º lugar - Lima Mayer 2007 (Portugal, importado pela MS Import).
- 3º lugar - Undurraga TH Carignan 2009 (Chile, importado pela Abflug).
- 4º lugar - Invasor Gran Reserva 2009 (Argentina, importado pela La Cristianini).
- 5º lugar - Vega Sauco Tó 2004 (Espanha, importado pela Ravin). 

Foto de Jane Prado


Fiquei contente de ver que 4 dos meus vinhos preferidos fizeram parte do TOP 5. Na minha avaliação pessoal os melhores foram os seguintes:

- 1º lugar - Casa Valduga Gran Raízes 2009 (Brasil - $110)
- 2º lugar - Undurraga TH Carignan 2009 (Chile - $95)
- 3º lugar - Lima Mayer 2007 (Portugal - $70)
- 4º lugar - Vega Sauco Tó 2004 (Espanha - $105)
- 5º lugar - Pago de Carraovejas Reserva 2005 (Espanha - $384).

Dos vinhos que elegi entre os melhores, o 5º lugar foi o único a não fazer parte do TOP 5 da feira. É um vinho da Ribera del Duero, um corte de Tinto Fino, Cabernet Sauvignon e Merlot, com passagem de 14 meses por barricas francesas. Foi o vinho mais caro dentre os concorrentes: $384, importado pela Península.

A Érika teve 3 de seus vinhos preferidos eleitos para o TOP 5. Pra ela os melhores foram:

- 1º lugar - Casa Valduga Gran Raízes 2009 (Brasil - $110)
- 2º lugar - Invasor Gran Reserva 2009 (Argentina - $105).
- 3º lugar - Lima Mayer 2007 (Portugal - $70)
- 4º lugar - Pago de Carraovejas Reserva 2005 (Espanha - $384).
- 5º lugar - Campo Al Mare Bolgheri Superiore 2007 (Itália - $250). 


O grande vencedor do TOP 5 pela primeira vez foi brasileiro. Um tinto elaborado pela Casa Valduga na região da Campanha Gaúcha, o terroir que originará os vinhos da linha Raízes

Nesse ano a vinícola modificou as linhas existentes, com seus rótulos passando a respeitar as regiões onde são cultivadas as uvas. Além dessa existem ainda as linhas Identidade (com uvas de Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste) e Leopoldina (para os vinhos do Vale dos Vinhedos). 

O Gran Raízes é o corte top da vinícola, mescla das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat, da safra 2009. Um tinto robusto, já complexo, com longa vida pela frente.  

Segundo os representantes da vinícola no Encontro de Vinhos, o preço de mercado ficará entre $90 e $110, dependendo da variação tributária entre os estados. Em resumo, o vinho estará alinhado na mesma faixa de preços do Villa Lobos, segundo informações que obtivemos. 

As próximas edições do Encontro de Vinhos acontecerão em Ribeirão Preto (1º de setembro) e Curitiba (no mês de outubro). 

Saúde a todos!

6 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Gil, muito legal este post.
E que bela notícia ver um vinho nacional na ponta da degustação. Mais um reforço para acabarmos com o preconceito contra o vinho brasileiro.
Ainda: achei legal esta nova "reorganização" dos rótulos da Valduga, permitindo ao leitor identificar a procedência do vinho com facilidade. Acho que vou até fazer um post em meu blog noticiando a iniciativa.
Saúde!

Anônimo disse...

Gil, boa noite. Paladar apuradíssimo do casal, heim! Vou aguardar um "encontro" desse em BH.
Abraço,
Ronan

Gil Mesquita disse...

Tiago,

você deve ter visto pelas fotos que a média foi apertada, mas o Raízes realmente será um dos grandes vinhos brasileiros. O Carignan da Undurraga também é excelente e será meu vinho para a CBE. Dá pra imaginar quantas taças vai levar, não é?

Saúde!

Gil Mesquita disse...

Ronan,

ficamos muito contentes de termos alinhado nossa avaliação aos demais degustadores, alguns deles bem mais experientes que nós.

valeu pela força.

ainda precisamos nos organizar para um encontro desses em BH.

Abraço!

Anônimo disse...

Que bom ver um vinho brasileiro em primeiro lugar numa degustação. Prova de que podemos fazer coisa boa e não precisaríamos de proteção alguma do governo, não é mesmo?

Não conheço o Raízes, mas pretendo prová-lo em breve na vinícola. Esse Vega Saúco realmente é um excelente vinho.

Abraço!

Paulo Loterio

Universo dos Vinhos disse...

Gil, boa tarde

Posso utilizar a sua foto do Raízes no meu blog, com os devidos créditos?

Um abraço

Tiago