13 julho 2012

Ainda em grande forma: Marques de Casa Concha Chardonnay 2007


Os vinhos Marques de Casa Concha gozam de uma reputação interessante: para os que querem/podem gastar menos com um vinho estão situados numa faixa de preços alta e entregam resultados muito bons, satisfazendo completamente. Para os que estão acostumados a gastar mais numa garrafa ficam naquela classificação do bom custo x benefício, porque entregam resultados satisfatórios.

No meu caso fico numa terceira classificação: o cara que queria comprar, mas por uma certa resistência em relação à Concha y Toro nunca o fez, até porque fica caro pagar $95 num vinho que não me atrai tanto. Mas, como não resisto a uma promoção, comprei esse Chardonnay e um Cabernet Sauvignon com 30% de desconto (R$ 66).

Esse Chardonnay 2007 foi elaborado com uvas de Pirque (Vale do Maipo), mas a partir de 2008 a vinícola passou a elaborá-lo com uvas do Vale do Limari, 400 km ao norte de Santiago. A região sofre influência do Pacífico, mas tem uma amplitude térmica baixa e recebe mais radiação solar que outros vales. 

Desse vinho esperava que ainda estivesse vivo e que a madeira não se sobressaísse tanto em relação à fruta, já que foram 11 meses em barricas de carvalho. O resultado foi melhor do que esperava.

Na taça a coloração é amarelo intenso, entre o palha e o dourado claro, límpido e brilhante. Aromas de boa complexidade desde logo, mostrando características dadas pela madeira, manteiga, tostado, forte presença de frutos brancos e cítricas, abacaxi e maracujá. 

Em boca é untuoso, mas também picante, com boa acidez. Os frutos cítricos ganham destaque, acompanhados por amanteigado e tostado da madeira. Ótimo equilíbrio entre acidez e álcool. Final longo, palato com tostado, frutos brancos e notas minerais.

Boa complexidade. Apesar da idade e de uma certa resistência em relação a vinhos brancos com muita madeira, acredito que mantém um alto nível de qualidade, intensidade e complexidade, além de ser gastronômico. 

Avaliação VPT = 88 pontos

Saúde a todos!




2 comentários:

Johnny disse...

Bom, como humilde iniciante que já acha o Casillero Chardonnay ótimo com certeza iria gostar...quem sabe acho numa promoção também um dia desses!

Leigo Vinho disse...

Eu gosto muito dessa linha.
É muito dificil se decepcionar com ela.
Sem dúvida o melhor é o Carmenere.

Abs