11 julho 2012

Atendendo a pedidos, as receitas estão de volta aqui no blog


Desde o último Encontro de vinhos, em Campinas, me bateu uma vontade de retornar com os posts coloridos no blog que o Gil faz com tanta seriedade e carinho. Sinto que pra ele é uma válvula de escape. Sabe quando tudo parece péssimo? Escrever, atualizar e buscar informações para o blog pra ele é como ir pra cozinha pra mim. 

Em Campinas encontramos com um leitor do blog, o Flademir, que nos chamou pelo nome e citou vários assuntos que escrevemos, disse gostar do blog e inclusive me disse que estava com saudades das receitas, que o blog ficava sempre melhor quando fazíamos juntos. Então, aqui estou eu de volta. 

Tenho trabalhado muito, mas apenas o suficiente. Adoro o que faço, mas sou dona de casa convicta e apaixonada. Amo cuidar do nosso cantinho, adoro arte e por isso procuro misturar arte e criatividade em tudo que me proponho fazer.

Cozinhar, organizar uma mesa com capricho e receber amigos é sempre bom, adoramos festinhas, sem ir para balada. Festinhas em casa. E por isso dedicarei as minhas postagens a quem se identifica conosco. Serão receitas práticas, fáceis e sempre com um toque de arte e criatividade. Esta será dedicada ao Flademir que acendeu em mim a vontade de retornar. Obrigada Flademir!!!

Receita: Frango crocante em cama de shitake e shimeji

Ingredientes para a cama de cogumelos:

- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picadinha em cubos ou em pétalas
- 2 dentes de alhos filetados
- 500 g de shitake
- 500 g de shimeji
- 1 xícara de vinho branco
- 200 ml de creme de leite fresco, de preferência, mas pode ser usado o outro.
- sal, pimenta e cebolinha verde (a gosto)

Modo de preparo:

Se você comprar o shitake com o cabo, retire pois ele é uma parte dura do cogumelo. Desfie os shimeji e solte os uns dos outros. Fatie os shitakes com cuidado para não ficarem muito finas.

Frite a cebola e o alho picados em uma frigideira com azeite e manteiga. Acrescente os shitakes e os shimejis, quando a cebola estiver dourada e sem queimar. Deixe cozinhar. 

Assim que começarem a fritar, acrescente o vinho branco na quantidade indicada, mexa até reduzir, acrescente o creme de leite e deixe ferver até incorporar os sabores por alguns minutos. Tempere com pimenta-do-reino e sal. O molho deve ficar cremos, com uma consistência pastosa. Reserve.

Para o preparo do frango:

Ingredientes: 

- 6 filés de peito de frango
- 4 ovos                                    
- 1 xícara de farinha de trigo                                              
- 8 fatias de pão de forma branco ou integral cortado em cubos bem pequeninos             
- Azeite
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: 

Pegue os filés de peito e tempere com sal e pimenta. Passe somente um lado do frango na farinha de trigo, depois no ovo batido e, depois, nos cubos de pão, pressionando bem com as mãos. Frite os filés no azeite, primeiro o lado empanado e, em seguida, o lado normal. Faça isso com todos os filés e coloque em um refratário para ir ao forno a 180ºC, por cerca de 10 a 15 minutos.

Assim que for servir, esquente o molho, desligue e acrescente a cebolinha verde fatiada bem fininha. faça uma cama no prato, coloque o filé de frango em cima e decore como preferir. No meu caso usei tomilho e uma flor comestível chamada capuchinha.

Dica: nunca deixe os cogumelos de molho, eles absorvem a água e ficam enxarcados, se tiver que lavar faça isso råpidamente e enxugue com papel toalha.

Harmonização: certamente essa receita vai bem com vinhos brancos. Na manhã em que foi feita abrimos dois Chardonnay brasileiros, da safra 2009: um Miolo Cuvée Giuseppe e um Casa Venturini Reserva. Ambos foram muito bem com o frango. Em breve serão publicados aqui. 

Bom apetite!


Érika Mesquita
www.correiodeuberlandia.com.br/bemvinho




3 comentários:

VINHOS DE SÃO ROQUE disse...

Liberte-se do convencional. Conheça e compre os vinhos, licores, destilados, alcachofras e doces caseiros de São Roque através do www.vinhosdesaoroque.com.br

Flademir-Campinas disse...

Olá Erika/Gil!
Assim fico envaidecido!rsrs
A particularidade do blog Vinho para Todos é saber que são um casal, formam uma família e são como em casa.Ver os posts de vcs é um prazer, sei que estão partilhando um pouquinho do viver.Não mudem!Obrigado pela dedicação da receita Érika!
Dica:com o frio experimente uma receita com filé mingnon com pinhão, harmonize com um bom shiraz ou tannat!Abração
Obs:não consegui enviar email, volta tudo!

Gil Mesquita disse...

Flademir,

agradecemos muito pelo carinho. Quando formos novamente a Campinas precisamos nos encontrar para um vinho.

Aqui em nossa região não é fácil encontrar pinhão, mas vamos encomendar e seguir sua dica.

Quanto ao email, tente enviar para vinhoparatodos@gmail.com

Abraço.

Érika e Gil
www.vinhoparatodos.com