18 julho 2012

O Pão de Açúcar acertou de novo: Club des Sommeliers Pinot Gris 2010



Não preciso repetir o que penso sobre a importância dessa linha Club des Sommeliers à venda nos supermercados da Rede Pão de Açúcar e Extra.

Comprei uma garrafa desse Pinot Gris ($28,90) elaborado pela Yealands Estate na mais importante região da Nova Zelândia, localizada ao norte da Ilha Sul.

Na taça a coloração é amarelo palha. No nariz aromas de frutos brancos maduros, algo cítrico e notas minerais. Em boca tem boa acidez, untuosidade, aparecendo novamente os frutos brancos e as notas minerais no retrolfato. Leve adocicado, deixando o vinho agradável, mas sem perder a vocação gastronômica. Complexidade interessante para a faixa de preços.

Final de boa persistência, com destaque mineral, fruta e mel. Agradável como aperitivo, mas tem acidez suficiente para acompanhar saladas e peixes, como foi aqui em casa. Tem 13,5% de teor alcoólico.

Pronto para beber. Considerando a faixa de preços é um vinho muito interessante. Mais um acerto dos responsáveis por essa linha de vinhos. Pra comprar em caixas e deixar em casa para receber os amigos no meio da semana.

Tive notícias de que da Nova Zelândia ainda estão à venda os varietais Pinot Noir e Riesling. Vou experimentar certamente. 

Saúde a todos!



4 comentários:

Baruki disse...

Esse Neo Zelandeses estão demais!

Grandes compras.

Abraços,
Raphael Baruki.

Baruki disse...

Ah... Tem o Gewurz também que o Rômulo Lobo do Goles e dicas elogiou bastante também!

[ ]´s

Marcello Galvão disse...

Boa dica Gil!
Fiquei olhando para essa garrafa ontem no Extra e não peguei,certamente irei provar,pois ando apaixonado pelos vinhos da Nova Zelândia.

Abraço!

Gil Mesquita disse...

Amigos Baruki e Marcello,

em se tratando de brancos eu nunca provei nada da Nova Zelândia que fosse uma decepção. Às vezes um vinho pode ser "apenas bom", mas abaixo disso nunca vi.

esse Pinot Gris me surpreendeu. Comprei ontem um Riesling e fiquei sabendo também que há um Pinot Noir, mas aqui em Uberlândia a loja do Extra não tem esse.

Saúde!