17 julho 2012

O que fazer com suas cápsulas Nespresso?


Aqui em casa, procuramos ser ecologicamente corretos, e quando deslizamos em alguma coisa, a Antônia logo reclama. Se depender dos pequenos de hoje o mundo será bem melhor. E assim vamos educando nossa Antônia pra vida. 

Contei isso pra falar sobre as cápsulas da Nespresso, que são recicladas pela própria empresa, mas há poucos postos de coleta pelo país. Aqui em casa ela já virou obra de arte na escola e serviu de corpo para montar uma bonequinha diferente. 

Mas num daqueles dias de inspiração pensei em usá-las pra fazer uma espécie de "pirulito" de chocolate com o cabinho feito com pau de canela. Seria ótimo para temperar um leite quente no café da manhã ou servir de sobremesa, acompanhada por uma taça de vinho do Porto. 

Essa é uma alternativa, porque bons mesmo são os brigadeiros incríveis do Senhor Brigadeiro, de Campinas, que lançou a primeira loja on line de brigadeiros gourmet e entregam em todo o país.  Eles têm uma linha muito interessante chamada Senhores do Vinho, uma combinação perfeita de chocolate e cinco tipos de vinho: Malbec, Tawny, Madeira, Setúbal e Sauternes. 

Mas quem não tem cão...


Ingredientes: 

- Capsúlas de café Nespresso já utilizadas, limpas e higienizadas. Retire o Café de dentro da capsúla. A ideia é utilizar esse material, mas é claro que pode usar outros recipientes, como um copinho plástico ou aqueles para servir cachaça.
- 1 barra de chocolate meio amargo.
- 1/2 barra de chocolate ao leite.
- Pau de canela (o suficiente).


Modo de fazer:

Pique os chocolates e reserve 1/3 das duas versões dos chocolates. Leve o restante ao fogo para derreter em banho maria ou ao microondas, de 20 em 20 segundos, até derreter por completo.

Se colocar em banho maria, fique de olho para não queimar ou fazer aquela crostinha no fundo da panela. Retire do fogo ou do microondas e misture o chocolate reservado. Mexa bem até derreter tudo e ficar homogêneo.

Essa parte da receita serve para que após resfriado e endurecido, o chocolate não torne a derreter quando colocado em temperatura ambiente.

Despeje com cuidado nas cápsulas e coloque o pau de canela no meio. leve à geladeira e desenforme assim que endurecer. Fica pronto bem rápido, em mais ou menos 30 minutos está pronto para servir.

As cápsulas dão um colorido especial à mesa. Então, deixe para desenformar somente na hora em que forem utilizados para temperar o leite quente ou como sobremesa.

Bom apetite!

Érika Mesquita
www.correiodeuberlandia.com.br/bemvinho


3 comentários:

Juliana Rodrigues disse...

Adorei, ótima ideia!
Acompanho o blog de vez em quando, parabéns!






blog Café das Quatro
www.cafedasquatro.com

Gil Mesquita disse...

Juliana, obrigado pela visita e pelo comentário.

Volte sempre!

Magda Alves disse...

Ideia maravilhosa! vou copiar!