07 julho 2012

Por $37 é uma compra certeira: Casa de Santar Tinto Dão DOC 2008


Já tinha provado esse vinho em outras ocasiões e sempre gostei bastante, especialmente pelo custo x benefício. Pela garrafa paga-se algo em torno dos R$ 37 aqui em Uberlândia. Como nossas opções de vinhos portugueses por aqui não são tantas, considero esta uma das melhores compras na faixa de preços. Pode comprar seguro de que vai servir coisa boa para seus convidados.

É produzido pela Sociedade Agrícola de Santar, na região demarcada do Dão. Um corte das tradicionais Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, com passagem de 6 meses por barricas de carvalho francês.  

Na taça a coloração é rubi. Nos aromas muita fruta silvestre, groselha, notas balsâmicas e chocolate branco. Boa complexidade para a faixa de preços. Na boca é harmônico, com taninos macios e acidez equilibrada, acompanhados de muita fruta, geleia, chocolate e leve álcool dando potência, mas sem destoar.

O final é longo, com acidez presente, novamente as notas balsamicas, especiarias e algo mineral acompanhando a boa fruta. Madeira muito discreta, dando elegância ao conjunto. É fácil de beber, está pronto e com grande vocação gastronômica.

Como disse no título da postagem, essa é uma compra certeira, especialmente se encontrar a esse preço (ou menos). 

Avaliação VPT = 87 pontos.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: