28 julho 2012

Um jeito diferente, bonito e divertido de preparar gelatina


Confesso que sobremesa quase não aparece aqui em casa, temos costume de frutas, sucos de frutas... Coisa de nutricionista. E nossa pequena, nunca pede doces, se acostumou com coisas saudáveis e assim não sente muita falta. 

Mas estes dias pesquisando, me deparei com este mimo (veja aqui), e resolvi agradar nossa filha. Esta não era uma das receitas que pretendia publicar aqui, até porque não imagino uma harmonização de vinho com gelatina... Mas não resisti em compartilhar esta experiência.

Até porque a gelatina tem muitas propriedades interessantes: é rica em aminoácidos que ajudam na síntese e renovação do colágeno. Também é util na redução dos níveis de triglicérides, colesterol, no controle da glicemia, fortalece os ossos e previne a osteoporose. Essas são algumas das muitas propriedades desse alimento tão barato e fácil de preparar.

Ingredientes: 

- Laranjas (com cascas bem bonitas)
- Gelatina de vários sabores para aumentar o colorido, embora eu tenha feito apenas de dois tipos para essa postagem. 


Modo de fazer: 

Faça um suco de laranja fresquinho para toda família, depois não descarte as cascas. Corte-as com cuidado, para que fiquem retinhas quando colocadas em um refratário. Escolha as mais bonitas. 

Retire todo o bagaço com uma colher e deixe apenas a parte branca. Faça a gelatina conforme indicada na embalagem. 

Eu faço sempre com menor quantidade de água, para que ela fique mais concentrada e endureça mais rapidamente. Coloque cuidadosamente a gelatina nas casquinhas até a borda. Leve dentro à geladeira e deixe lá até endurecer. Corte as cascas em gomos e está pronto para servir. 

Estive pensando: eu adoro chocolate com coisas cítricas, acho uma combinação perfeita. Então já estou fazendo alguns testes e em breve conto pra vocês.


Bom apetite!

Érika Mesquita

2 comentários:

Joao Barbosa disse...

uau! grande ideia. acho que vou fazer

Anônimo disse...

Érika, boa noite.

Excelente idéia. Dentro do conceito de sustentabilidade. Parabéns. Vou fazer já!

Abraço ao casal amigo.

Ronan