23 julho 2012

Vale a compra para conhecer o estilo da região: Don Román Rioja 2009


Comprei esse vinho num supermercado em Catalão (GO) por $39,90. Uma boa compra se você quer conhecer o estilo dessa importante região espanhola, a Rioja.  São produzidas 90.000 garrafas, mas todas são numeradas. Abri a de nº 10.067.

É elaborado pela Marqués de Tomares com uvas Tempranillo (90%) e Graciano (10%), com passagem de 3 meses por barricas de carvalho americano e mais 9 meses descansando na adega antes da comercialização. Segundo o contrarótulo, 55% do vinho passa por maceração carbônica (hã?). Tem 13% de álcool. 

Vinho de coloração rubi. Aromas intensos. Em primeiro plano a lembrança da madeira americana (baunilha e chocolate) e os frutos vermelhos em segundo plano. Na boca tem pouco corpo, com taninos macios e acidez moderada. Final um tanto ligeiro, com predominância da madeira no palato, deixando a fruta escondida.

Como disse, uma boa compra pra conhecer esse estilo de vinhos da Rioja, com pouco corpo e madeira muito presente, pelo menos nessa faixa de preços.

Saúde a todos!



2 comentários:

Anônimo disse...

Gil, boa noite.

Um amigo colocou para degustarmos um 2006 no final de maio e nossas impressões para este vinho: honesto e com madeira não tão acentuada como comentado por ti. Aromas de frutos vermelhos e corpo médio. Confesso que fiquei apreensivo (devido ao ano de 2006), porém não compromenteu a degustação. Valeu pela experiência.

Abraço.

Ronan

Gil Mesquita disse...

Ronan,

bom saber. Não me lembro de ter bebido a safra 2006, mas se encontrar por aqui vou provar e conto as impressões.

obrigado pelo comentário e pela leitura de sempre, amigo.

Saúde!