10 agosto 2012

Intenso e gastronômico: Matetic EQ Sauvignon Blanc 2010


Quando estivemos no Chile em 2011, a Viña Matetic foi a primeira vinícola que visitamos (relembre). Uma moderna empresa, localizada numa região que produz vinhos intensos, especialmente os brancos elaborados com a Sauvignon Blanc e os potentes Syrah. 

Esse vinho pertence à linha EQ, que é uma abreviatura de equilibrium, já que a vinícola se compromete com o "respeito ao solo, o clima e os vinhedos". As uvas desse vinho são cultivadas segundo conceitos biodinâmicos, provenientes de 4 pequenos vinhedos próximos à sede da vinícola. Parte do vinho foi fermentada em barricas francesas de segundo uso, permanecendo sobre as borras pelo período de 7 meses. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Os aromas são intensos, grama cortada, aspargos, flores, frutos tropicais como maracujá, notas de castanha e alguma mineralidade. Boa complexidade.

Em boca a acidez é excepcional, com potência dada pelo álcool (13,5%) e repetição de toda a complexidade apresentada nos aromas. Equilibrado e intenso. O final é longo, com leve álcool aparecendo, mas sem desequilíbrio. No palato a presença forte das notas minerais, escoltado pelas sensações vegetais e de frutos tropicais. 

Vinho muito agradável como aperitivo, mas de grande vocação gastronômica. Cairá muito bem com pratos à base de frutos do mar, mas sua acidez permitirá que acompanhe pratos mais potentes também. 

A faixa de preços fica na casa dos $70, mas comprei essa garrafa com desconto numa promoção a $49. 

Avaliação VPT = 90 pontos.

Saúde a todos!





2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Gil
Faz algum tempo que eu não experimento um vinho branco que me impressionasse.
Este SB me pareceu bem interessante pelo seu relato, vou procurá-lo
Abraço
Tiago

Gil Mesquita disse...

Tiago,

digo o mesmo. Tenho gostado de muitos, mas ficar impressionado tem sido mais difícil.

dia desses fui a um evento da Vini Portugal e bebi um Encruzado, da Quinta dos Roques. Um vinho excepcional. Pena que fique numa faixa de preços mais alta ($170), mas foi uma ótima experiência.

Saúde!