31 agosto 2012

Nipozzano Riserva Chianti Rúfina DOCG 2008 #CBE


Hoje é meu aniversário e resolvi antecipar o 72º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que normalmente sai no blog no dia 1º de cada mês. Data especial, vinho especial, escolhido pelo amigo Alexandre Frias, nosso Presidente.

A escolha recaiu sobre um Chianti Rúfina DOCG, uma das denominações existentes nessa bela região da Toscana. Além disso, é considerado um Riserva. E o que isso tudo significa?

Essa DOCG está localizada na província de Firenze, compreendendo a comuna de Rúfina e adjacências (Dicomano, Londa, Pelago e Pontassieve, de onde vem esse vinho). A principal uva é a Sangiovese, que deve entrar no corte com pelo menos 70%. As uvas brancas são permitidas, mas devem contribuir com no máximo 10% do corte, enquanto as uvas internacionais Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc entram no limite máximo de 15%. 

Para ser considerado um Riserva, o vinho deve envelhecer pelo menos 2 anos, contados a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à colheita.

Esse vinho é elaborado por um dos grandes nomes toscanos, a Marchesi de Frescobaldi, com 90% da uva Sangiovese e o restante de "uvas complementares", com passagem de 24 meses por barricas e mais três meses de afinamento na vinícola.

Na taça a coloração é rubi, com boa transparência. Aromas típicos da Sangiovese, em boa intensidade. Frutos silvestres, ervas aromáticas, alecrim, pimenta, noz moscada. Na boca tem corpo médio, redondo, com muita fruta, equilibrado. Taninos presentes, levemente rascantes, dando boa estrutura. Boa acidez. Final longo, com presença muito sutil da madeira, apesar dos 24 meses de barricas. Muita fruta no palato. Boca sentindo os taninos e pedindo mais um gole. 

Uma ótima opção de Chianti, pronto para consumo. É vendido no site da Ravin, por $130. 

Saúde a todos!



2 comentários:

Tiago Bulla disse...

Sem dúvida alguma, datas especiais merecem vinhos especiais.
Parabéns pelo aniversário Gil. Muitas felicidades, saúde e excelentes vinhos!

Um abraço

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Manolo Ignacio Malpartida -manigna- disse...

Faz pouco tempo degustamos esse vinho, e como vc bem falou é muito frutado.

Parabéns pelo aniversário e como sempre pelo blog.

Abraço!