17 agosto 2012

Ótima compra: Courmayeur Executive Extra Brut


Temos um amigo, o Marlan Logan, que mora em Santa Cruz do Sul e tem empresa em Garibaldi, a Vinotage, que produz cosméticos à base de sementes de uva. Ele nos fala há muito tempo que esse espumante tem uma ótima relação custo x benefício. Mesmo com uma referência tão qualificada, ainda não o havíamos experimentado.

Mas numa manhã ensolarada abrimos esse espumante elaborado com 85% Chardonnay e 15% Pinot Noir.  O método de elaboração é o Charmat, com a fermentação em autoclaves de inox pelo período de 8 meses (Charmat longo). O preço é ótimo: vendido a R$ 24,90 no site da vinícola Courmayeur.

Servido, apresentou coloração amarelo palha. Aromas intensos, florais e discreta presença de notas da fermentação. Na boca tem boa acidez, certa cremosidade, maior presença das notas da fermentação do que os aromas indicavam, tostado, mel, formando um bom conjunto. Final de média-longa persistência, marcado por frutado cítrico, floral e casca de pão. Sem amargores. 

Considerando a faixa de preços tem uma boa complexidade e não ficou pesado, apesar do tempo de fermentação em cubas. Açúcar residual em boa conta, deixando o espumante bem agradável, mesmo pra quem inicialmente não seja um fã dos espumantes extra brut. Ótima compra. 

Obs.: essa garrafa foi enviada pela vinícola para avaliação

Saúde a todos! 




Nenhum comentário: