08 agosto 2012

Vale conhecer: Perini Fração Única Chardonnay 2011


Conheci essa nova linha da Vinícola Perini num evento em Belo Horizonte. Soube que o enólogo Mario Geisse é o consultor para esses vinhos, que procuram identificar os melhores resultados em pequenas parcelas de um mesmo vinhedo, daí o nome "fração única". Os vinhedos são conduzidos no sistema de espaldeiras em "Y" e estão localizados no Vale Trentino, onde a vinícola tem sua sede.

Na taça a coloração é amarelo palha. No nariz uma boa intensidade de aromas, com destaque para frutos brancos, maçã verde, baunilha e notas minerais. Em boca é untuoso, com boa presença do carvalho (baunilha, leve tostado), mas sem ser enjoativo. Boa acidez, fruta madura, notas adocicadas e marcante mineralidade.

O final é mediano, marcado por bom equilíbrio entre a fruta e a madeira, com bom frescor. Acerto da vinícola ao dosar a madeira e deixar o vinho ao mesmo tempo elegante, delicado e gastronômico, com boa complexidade para a faixa de preços (R$33 no site da vinícola).

Um vinho fácil de beber, mas com algo a dizer. Vale ser conhecido. 

Avaliação VPT = 86 pontos. 

Saúde a todos!


2 comentários:

Anônimo disse...

Provei o mérito desta mesma linha e achei muito passado na madeira. O aroma e sabor da baunilha passou por cima de todo o resto. Uma pena. Vou provar o chardonnay.
Abs Guilherme.

Anônimo disse...

Merlot, não mérito... Autocorreção me derrubou.
Guilherme