13 setembro 2012

Altamente recomendável: Valmarino & Churchill Espumante Extra Brut 2009


Há muito tempo esse espumante já deveria estar aqui no blog, mas nas vezes em que foi degustado nunca tivemos condição de fazer anotações. Mas, por uma gentileza do amigo Paulo Rabelo, que nos presenteou com uma garrafa, pudemos experimentá-lo com a devida atenção.

A produção é pequena (1.250 garrafas), a cargo da Valmarino, numa parceria com Nathan Churchill, que fabrica barricas de carvalho, por isso mesmo o vinho base desse espumante passa 120 dias em contato com barricas, para lhe dar mais complexidade. 

O corte é de 90% Chardonnay e 10% Pinot Noir, com segunda fermentação na própria garrafa (método champenoise). É um espumante safrado (2009), com uvas da região de Pinto Bandeira. O teor alcoólico é de 12%.

É um espumante extra brut e zéro dosage, ou seja, não leva licor de expedição, não sendo acrescentado açúcar para continuar a fermentação após a colocação da rolha. Isso faz com que seja um nature, com pouquíssimo ou nenhum açúcar residual.  

Na taça a coloração é de um dourado claro. Perlage intenso, mas com bolhas médias, colar de bolhas se formando na superfície do líquido. Aromas complexos, remetendo àqueles provenientes da fermentação, brioche, casca de pão, mas também frutos cítricos e algo do carvalho francês. 

Na boca é supreendente, porque a maioria dos espumantes brasileiros considerados nature dão a impressão de que possuem mais açúcar residual do que o esperado. Esse não. É seco, muito seco, com boa cremosidade, retrolfato com forte presença da fermentação. Mas nem por isso é um espumante pesado. É refrescante, com boa capacidade gastronômica e complexidade em boca que surpreende pela faixa de preços. 

Altamente recomendável. Para ser colocado no grupo do Orus, 130 e Cave Geisse, como representativos do que há de melhor em nossa produção vinícola, em termos de qualidade e também preço.

Foi comprado no varejo da vinícola, mas também vendido no Armazém Canta Maria, em Bento Gonçalves, a R$46.

Avaliação VPT = 90 pontos.

Saúde a todos!




9 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil
Já tive esta garrafa em minha mãos no mínimo umas duas vezes e acabei não comprando, apesar de ouvir informações muito positivas a respeito.
Depois do seu empolgante relato, vou prová-la o quanto antes, ainda mais a este preço.
Um forte abraço
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Gil Mesquita disse...

Tiago,

a esse preço ($46) é pra comprar em caixas. Você que é apreciador dos espumantes vai gostar, principalmente porque o estilo é um pouco diferente da maioria dos Extra Brut brasileiros. Esse é seco MESMO.

saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Thiago França disse...

Olá Gil,
Ótima notícia!!
Eu que sou fã do Cabernet Franc do Churchill, e de espumantes nature, trarei umas garrafas em novembro quando for para Bento Gonçalves.
Parabéns pelo Blog!!
Abraço

Gil Mesquita disse...

Thiago,

esse espumante pode entrar em qualquer lista dos melhores produtos do mercado brasileiro. A esse preço então é uma excepcional compra.

saúde!

Lucas Provenzano disse...

Interessante saber desde espumante extra brut. Na ultima visita ao vale dos vinhedos nao passei nesta vinícola, mas como moro em Porto alegre to pensando em subir a serra e descer no mesmo dia só para comprar uma garrafa desta e experimentar! Ótima indicação! Valeu

Gil Mesquita disse...

Lucas,

mas se você for à Serra só pra buscar uma garrafa o custo x benefício não será mais o mesmo!

bricadeiras à parte, é um belo espumante brasileiro, que vale ser conhecido.

saúde!!!

Lucas Provenzano disse...

Tem razão, mas o que vale tambem é o belo passeio por lá! Hehehe

Saúde

Felipe disse...

Gil, é realmente ótimo, concordo com tudo o que você disse por aqui.
Palmas à Valmarino, ao Geisse, ao espumante brasileiro.

Abraço.
Felipe.

Gil Mesquita disse...

Felipe,

que bom que gostou do espumante e concorda com a avaliação. Na minha opinião um dos grandes espumantes brasileiros, de ótimo custo e com qualidade para brigar com Champagne de linhas básicas.

abraço,

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com